Estética
0

Primer: para que serve, como usar e benefícios

Deixar a pele lisinha e uniforme antes de realizar a maquiagem, ajudando os produtos a durarem mais tempo é a função do primer. Além de fixar a maquiagem, quando usado antes dela, pode trazer diversos outros benefícios. O primer é um produto utilizado como primeiro passo da maquiagem para preparar a pele. O mais famoso […]

Primer: para que serve, como usar e benefícios

Deixar a pele lisinha e uniforme antes de realizar a maquiagem, ajudando os produtos a durarem mais tempo é a função do primer. Além de fixar a maquiagem, quando usado antes dela, pode trazer diversos outros benefícios.

O primer é um produto utilizado como primeiro passo da maquiagem para preparar a pele. O mais famoso é o primer facial, que deve ser usado depois do hidratante e antes da base para minimizar poros e linhas de expressão, deixar a tez homogênea e aveludada e turbinar a fixação do make. Mas também existem outros tipos, como primer para lábios, cílios, entre outros (que também abordaremos nos próximos tópicos!), cuja missão é essencialmente a mesma: preparar o território para um make mais duradouro. O produto é indicado para todos os tipos de pele, já que hoje existem primers com diferentes funções que proporcionam benefícios tanto para o acabamento da maquiagem quanto para a pele.

Benefícios do primer

Além do efeito de fixação, o primer cria uma espécie de camada protetora na pele, evitando que os produtos de maquiagem penetrem nos poros e causem problemas como, por exemplo, a acne. Os especialistas afirmam que os principais benefícios são:

Fixação e durabilidade da maquiagem: O primer evita que o make borre, além de diminuir a quantidade de vezes que ela precisará ser retocada.

Amenizar poros dilatados: Os primers minimizadores de poros funcionam como preenchedores, deixando a superfície da pele mais lisa.

Controle da oleosidade da pele: Os produtos que vêm descritos com ‘efeito matte’ no rótulo possuem o benefício de segurar a oleosidade da pele e também o suor, como se fossem microesponjas que absorvem esses excessos. Já os primers seborreguladores têm ingredientes que buscam diminuir a produção de óleo pelas glândulas da pele.

Disfarça rugas e linhas de expressão: o produto faz com que a maquiagem não fique acumulada em pontos específicos do rosto, como ‘bigode chinês’ (sulcos que surgem entre o nariz e canto da boca), abaixo dos olhos, nas linhas da testa e ao redor do nariz. Além disso, primers HD e com disfarce óptico camufla rugas por conterem partículas que agem como se fossem microespelhos, se depositando nos vincos das rugas. Elas refletem a luz e fazem a pele parecer mais iluminada e uniforme.

Contraindicações

O primer, assim como qualquer outro produto, deve ser evitado caso haja alergias a algum componente da fórmula. Celíacos, intolerantes à lactose e frutos do mar – entre outros – devem também estar atentos, pois embora a alergia seja, normalmente alimentar, em alguns casos ela é tão grave que pode se estender também aos produtos aplicados sobre a pele.

Compartilhar:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por trcom

There are 0 comments

Leave a comment

Want to express your opinion?
Leave a reply!