Sustentabilidade
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Carro híbrido: um caminho para a economia e sustentabilidade

Texto por Rita Trindade | Fotos Divulgação Você já se surpreendeu com o preço da gasolina ao chegar ao posto para abastecer seu veículo? À medida que a bomba vai registrando cada vez valores mais altos, talvez você já tenha pensado em trocar seu carro por um mais econômico. Ou ainda, por um carro que […]

Texto por Rita Trindade | Fotos Divulgação

Você já se surpreendeu com o preço da gasolina ao chegar ao posto para abastecer seu veículo? À medida que a bomba vai registrando cada vez valores mais altos, talvez você já tenha pensado em trocar seu carro por um mais econômico. Ou ainda, por um carro que não contribua tanto para o efeito estufa. A indústria automobilística tem a tecnologia para enfrentar essas preocupações. É o carro híbrido. Atualmente há muitos modelos no mercado e a maior parte das fábricas já tem planos de fabricar suas próprias versões. Infelizmente, no Brasil, isso ainda vai demorar um pouco.

Como funciona um automóvel híbrido? O que há sob o capô que lhe dá de 12 a 20 quilômetros a mais por litro que o automóvel comum? E será que ele polui menos apenas porque é mais econômico? A seguir, nós ajudaremos a entender como esta tecnologia funciona e ainda lhe daremos algumas dicas sobre como dirigir um carro híbrido para obter o máximo em termos de eficiência.

Provavelmente muitas pessoas já tiveram um veículo híbrido algum dia. Por exemplo, uma bicicleta motorizada é um tipo de híbrido, porque combina a potência de um motor e a gasolina com a força das pedaladas de seu condutor. Na verdade, veículos híbridos estão por todos os lados. A maior parte das locomotivas que vemos puxando trens são híbridos a diesel e a eletricidade. Cidades como Seattle têm ônibus a diesel e elétricos – esses veículos podem extrair a energia elétrica de cabos suspensos ou operar com óleo diesel quando estão longe dos cabos. Aqueles caminhões de mineração enormes geralmente são híbridos a diesel e eletricidade. Submarinos também são veículos híbridos – alguns são nuclear-elétricos e outros são movidos a diesel e eletricidade. Qualquer veículo que combine duas ou mais fontes de energia que possa proporcionar potência de propulsão, direta ou indiretamente, é um híbrido.

A maior parte dos carros híbridos hoje existentes funciona a gasolina e eletricidade, embora a fábrica francesa PSA Peugeot Citroën tenha dois carros híbridos diesel-elétricos em seus planos. Uma vez que híbridos a gasolina são os mais comuns, esta matéria se concentrará neles.

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 Estrutura híbrida gasolina-elétrica

Carros híbridos a gasolina e eletricidade contêm as seguintes peças:

Motor a gasolina – o carro híbrido tem um motor a gasolina bastante semelhante àquele que encontramos na maioria dos carros. Entretanto, o motor de um híbrido é menor e usa tecnologias avançadas para reduzir a emissão de poluentes e aumentar sua eficiência.

Tanque de combustível – o tanque de combustível em um híbrido é o dispositivo de armazenamento de energia para o motor a gasolina. A gasolina tem uma densidade de energia muito superior à das baterias. Por exemplo, precisamos de 450 gramas de baterias para armazenar a mesma energia gerada por 3,79 litros ou 3 quilogramas de gasolina.
Motor elétrico – o motor elétrico em um carro híbrido é muito sofisticado. A tecnologia eletrônica avançada permite sua atuação tanto como um motor quanto como um gerador. Por exemplo, se for preciso, esta espécie de automóvel pode extrair energia das baterias para acelerar. Entretanto, agindo como gerador, ele pode frear o veículo e devolver energia para as baterias.

Gerador – o gerador é similar a um motor elétrico, mas age apenas para a produção de energia elétrica. Ele é usado principalmente em híbridos em série.

Baterias – as baterias de um carro híbrido são o dispositivo de armazenamento de energia para o motor elétrico. Diferentemente da gasolina no tanque de combustível, que pode acionar apenas o motor a gasolina, o motor elétrico em um carro híbrido pode fornecer energia para as baterias e ainda retirar energia delas.

Transmissão – A transmissão em um carro híbrido executa a mesma função básica que a transmissão em um carro convencional. Alguns híbridos, como o Honda Insight, têm transmissões convencionais. Outros, como o Toyota Prius, têm transmissão radicalmente diferente.

Energia térmica x energia elétrica

O automóvel híbrido a gasolina e eletricidade é exatamente isso – um cruzamento entre um automóvel movido a gasolina e um carro elétrico. Um carro a gasolina tem um tanque de combustível, que fornece gasolina para o motor. O motor, por sua vez, aciona uma transmissão, que por sua vez gira as rodas. Um carro elétrico, por outro lado, tem um conjunto de baterias que fornecem eletricidade para um motor elétrico. O motor aciona uma transmissão, que por sua vez movimenta as rodas. O automóvel híbrido é um misto dos dois. Ele tenta reduzir significativamente o consumo de combustível e as emissões de um automóvel movido a gasolina, enquanto supera as deficiências de um carro elétrico.

Um carro a gasolina atende a essas exigências, mas produz um volume relativamente grande de poluição e, em geral, faz poucos quilômetros por litro. Um carro elétrico, porém, quase não polui, mas faz apenas cerca de 80 a 160 km entre recargas. Além disso, o problema é que a recarga do carro elétrico é muito lenta e inconveniente.

Chevrolet Volt

O Chevrolet Volt é um carro elétrico inovador que, além de preservar o planeta, oferece prazer ao dirigir. Sem emissão de poluentes, ele percorre até 120 quilômetros com um abastecimento de eletricidade. E vai ainda mais longe com seu sistema de propulsão exclusivamente elétrico. Você pode andar centenas de quilômetros até o próximo abastecimento, produzindo energia com uma pequena quantidade de biocombustível, álcool ou gasolina. Mantenha o seu prazer de dirigir preservando o meio ambiente.
Economia – Ao utilizar somente a energia do seu motor elétrico, o Chevrolet Volt é capaz de atingir a impressionante autonomia de 64 km. Mas toda essa economia não para por aqui: se for combinado o uso de seu motor a combustão com o elétrico, a autonomia aumenta ainda mais e atinge a marca dos 544 km. O Volt foi pensado para unir o melhor da tecnologia atual com o futuro da engenharia para minimizar o impacto no meio-ambiente. Ele preserva os recursos da Terra. E os seus também.
Redução – A General Motors reduziu o preço do Chevrolet Volt em US$ 5 mil (R$ 11.502) para ajudar a aumentar a demanda para o carro híbrido em um segmento que ainda luta para ganhar uma posição no mercado automobilístico dos EUA. A GM não quantificou a redução de custos para o modelo de 2014, mas disse que a próxima versão do Volt, em 2015, vai custar US$ 7 mil a US$ 10 mil a menos. O Volt 2014 pode dirigir quase 40 milhas com carga elétrica.

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