Psicologia
0

Ansiedade na adolescência

| Ana Rosa Corneli Psicóloga CRP 07/31454 Clínica Faz Bem Ansiedade é um sentimento de medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa, que é normal na adolescência, desde que não prejudique as rotinas normais e muito menos interfira nas escolhas dos jovens. A adolescência é uma etapa da vida em que se […]

Ansiedade na adolescência

| Ana Rosa Corneli
Psicóloga CRP 07/31454
Clínica Faz Bem

Ansiedade é um sentimento de medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa, que é normal na adolescência, desde que não prejudique as rotinas normais e muito menos interfira nas escolhas dos jovens.

A adolescência é uma etapa da vida em que se desenvolve um conjunto de mudanças evolutivas na maturação física e biológica, trazendo reflexos na vida social do indivíduo. São grandes as adaptações pelas quais os jovens passam durante o seu desenvolvimento.

Grande parte dos adolescentes sente-se ameaçado pelas grandes alterações hormonais e morfológicas que estão a acontecer no seu corpo, assim como as mudanças em relação ao tratamento com os pais, em que os conflitos de dependência/autonomia são constantes. A ligação que se estabelece com os pais desde a infância, vai ser determinante para enfrentar estas profundas mudanças e, por consequência as competências sociais, escolares e a relação com os pares.

Diante de tanta transformação é fundamental que os pais estejam atentos a essas mudanças bruscas de comportamento como, principalmente quando ocorre a agressividade, isolamento ou mudanças na rotina, que podem ser alertas para a identificação do sofrimento do adolescente.

O psicólogo é o profissional preparado para a correta aplicação de técnicas e manejo em uma frequência adequada, o tratamento pode ajudar o adolescente a lidar com essas alterações. Contudo, em casos de ansiedade grave, medicamentos podem ser necessários, mas a medicação deve ser prescrita por médico especialista.

É muito importante que seja proporcionado ao jovem um espaço onde ele possa expor seus sintomas e sentimentos, para que as modificações na adolescência possam ser explicadas, e receba todas as orientações, prognósticos e treinamento de habilidades. Esse conjunto se configura em uma etapa muito importante no tratamento da ansiedade na adolescência.

Compartilhar:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por trcom

There are 0 comments

Leave a comment

Want to express your opinion?
Leave a reply!