Geral
0

A prática de atividades físicas no verão

A Prefeitura de Gravataí dá dicas sobre a prática de atividades físicas no verão e também programou atividades para a comunidade se exercitar no verão.

A prática de atividades físicas no verão

A estação mais quente do ano requer cuidados especiais para manter a saúde em dia. O verão é muito propício para se praticar exercícios, especialmente devido à disposição que o clima proporciona. Principalmente nesta época do ano, a prática de atividades físicas deve ser encarada como um momento de lazer, cuidado com a mente, corpo e jamais se esquecendo da hidratação.

O educador físico e servidor da Prefeitura de Gravataí, Gelson Robles de Andrade, salienta que a prática de exercícios traz ótimos benefícios. “Auxilia para ter uma vida mais saudável na aparência, no trabalho, no dia a dia e na saúde como um todo”, revela Gelson. Além de promover o lazer e bem-estar, ainda previne a osteoporose, melhora a condição cardiorrespiratória e fortalecimento do corpo em geral.

Tipos de exercícios – Na época de calor intenso, várias atividades destacam-se, como a natação, canoagem, caminhadas, ciclismo, entre outros. Além destas, uma ótima opção de atividade para o verão é a dança. Segundo o educador físico Gelson, a dança melhora a coordenação dos movimentos e o equilíbrio, aumentando a boa disposição e o humor, melhorando a imagem corporal e a autoestima. Para quem tem mais de 60 anos, torna-se mais indicado uma caminhada orientada. “Deve ser feita uma caminhada, de aproximadamente 40 minutos, no mínimo duas vezes na semana”, destacou Andrade.

Hidratação – A ingestão de líquidos, principalmente água, ou isotônicos, deve ser prioridade antes, durante e depois da prática das atividades físicas. De acordo com Gelson Robles de Andrade, com a alta temperatura, o corpo pede mais água e sais minerais? Inclusive sódio -, o que eleva o risco de tonturas e mal-estar.

Roupas adequadas – Para a prática de exercícios físicos, é necessário roupas e calçados adequados. Segundo professor, roupas leves, claras, onde se possa transpirar e com elasticidade para não atrapalhar na execução dos movimentos, são as mais indicadas. “Assim, a pessoa terá um melhor rendimento dos exercícios, queimando calorias sem estar desconfortável”, explicou.

Horários corretos – Os horários mais adequados para a prática de exercícios são no início da manhã, até às 10h, e após às 16h. Além disso, as atividades ao ar livre devem ser realizadas, preferencialmente, em locais com sombra, para evitar uma grande exposição ao sol.

Alongamento – O alongamento é a palavra-chave para a prática de exercícios físicos, não apenas no verão, mas em todas as estações. Conforme o educador físico, o alongamento é o que torna a prática de exercícios mais segura e eficiente, por reduzir o risco de lesões e cãibras. Antes do exercício, o alongamento serve, principalmente, como um fator de prevenção contra lesões musculares, preparando o corpo para se exercitar. Já depois, sua principal função é a de relaxar a musculatura, evitando dores.

Atividades físicas em Gravataí

A Prefeitura de Gravataí disponibiliza para a comunidade diversos locais públicos para que a população possa praticar atividades físicas durante todo o ano:

– Praça Jayme Caetano Braun, Bairro Cohab A: Possui Quadras Esportivas, Academia ao Ar Livre e local para caminhada;

– Praça Brasil, Bairro Neópolis – Possui Quadras Esportivas e local para caminhada;

– Praça Ambiental, Bairro Morada do Vale I: Possui Quadras Esportivas, Pista de Skate, Academia ao Ar Livre e local para caminhada;

– Praça 1º de Maio, Bairro Morada do Vale I: Possui Quadras Esportivas e local para caminhada;

– Skate Park Municipal, Bairro Bom Sucesso: Possui Quadras Esportivas, Pista de Skate, Local para Slackline e local para caminhada;

– Parcão, Bairro Salgado Filho, Parada 79: Possui Academia ao Ar Livre e local para caminhada;

– Praça da Várzea, Bairro Parque Ely: Possui Quadra Esportiva e local para caminhada;

– Praça da Monte Belo, Bairro Monte Belo: Possui Quadra Esportiva e local para caminhada;

– Praça do Redondo, Bairro Cohab B: Possui Quadras Esportivas e local para caminhada.

Programa Gravataí em Movimento

Além disso, por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), realiza, durante os meses de janeiro e fevereiro, o Programa Gravataí em Movimento. Segundo o titular da Smel, Luciano Oliveira, a iniciativa trata-se de uma programação especial para disponibilizar para a população uma opção para prática de atividades físicas.

Com atividades mais extensas e variadas para todas as idades, os Aulões contam com toda equipe de professores de Educação Física da Smel. A modalidade de ginástica é a principal atividade trabalhada, com exercícios localizados, aeróbicos, alongamentos, dança e circuitos. Ainda segundo o secretário da Smel, uma das metas da gestão do prefeito Marco Alba é contribuir com a promoção da saúde e qualidade de vida. “Neste caso, o governo está promovendo por meio do acesso ao lazer, esporte, atividade física e incentivando a população para a adoção de um estilo de vida mais saudável”, destacou.

Confira a programação:

Núcleo Esportivo Unidos do Vale
2 e 4 de fevereiro – 8h30 às 10h
Associação Unidos do Vale – Rua Reverendo Francisco de Souza, 481, Morada do Vale I, Pda. 63

Núcleo Esportivo Monte Belo
10 e 12 de fevereiro – 8h30 às 10h
Salão da Igreja Nossa Sra. Aparecida – Rua Dom Ricardo, esq. Rua do Lago, Monte Belo, Pda. 70

Núcleo Esportivo Laço da Amizade
16 e 18 de fevereiro – 8h30 às 10h
CTG Laço da Amizade – Rua Aracajú, 119, Parque dos Anjos, Pda. 88

Núcleo Esportivo Cohab A
23 e 25 de fevereiro – 8h30 às 10h
Associação de Moradores da Cohab A – Rua Jaguaruna, Pda. 68

Compartilhar:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por TR Comunicação

There are 0 comments

Leave a comment

Want to express your opinion?
Leave a reply!