Entrevista
0

Uma distinção para celebrar o empreendedorismo

Texto | Roselaine Vinciprova – Fotos | Frederico Mombach Os empresários Neiva Bilhar e Tulio Francisco Jaconi receberam, na noite de 16 de maio, o prêmio Destaque Empresarial, conferido pelo Centro das Indústrias de Cachoeirinha, durante as atividades da Feira de Negócios e Inovação. A distinção é um reconhecimento aos empreendedores que acreditam no potencial […]

Uma distinção para celebrar o empreendedorismo

Texto | Roselaine Vinciprova – Fotos | Frederico Mombach

Os empresários Neiva Bilhar e Tulio Francisco Jaconi receberam, na noite de 16 de maio, o prêmio Destaque Empresarial, conferido pelo Centro das Indústrias de Cachoeirinha, durante as atividades da Feira de Negócios e Inovação. A distinção é um reconhecimento aos empreendedores que acreditam no potencial da cidade. O jantar Mérito Industrial e Destaque Empresarial contou com a presença de mais de 200 pessoas que foram conferir a noite de homenagens.

Neiva Bilhar é uma incentivadora do potencial das pessoas. Ela iniciou a sua trajetória profissional em 1987 já atuando na área de relações humanas. com seleção de pessoas. Em 1996, abriu sua própria consultoria de Recursos Humanos e Assessoramento Empresarial, tendo como missão desenvolver processos de crescimento permanente do potencial humano nas organizações, buscando soluções inovadoras.

Atua em todo o território brasileiro com uma equipe multifuncional, formada por especialistas de várias áreas. Neiva estrutura processos e atende todos os níveis funcionais, do operacional ao gerencial, nas de área de recrutamento, seleção, treinando, avaliação psicológica, terceirização de serviços, efetivos e temporários.

Neiva é formada em Psicologia, com pós-graduação em Avaliação Psicológica, MBA em Gestão de Pessoas pela FGV, Consultora Organizacional e Administradora de Empresa. Atua há 25 anos com o desenvolvimento humano, treinamento e capacitação de pessoas, avaliação de potencial, coaching de executivos, gestão de processos e estruturação de empresas. Ainda ministra cursos e programas de desenvolvimento gerencial, administração e desenvolvimento de lideranças e é sócia diretora da Mundial RH e da Nova RH Consultoria de Prestação de Serviços Temporários e Efetivos.

Como consultora, o seu maior desafio é compreender o mundo empresarial – suas mudanças significativas nos últimos anos – e fazer com que as empresas e seu capital humano pensem e ajam estrategicamente e repensem o seu modelo de negócio.

A psicóloga Neiva Bilhar

A psicóloga Neiva Bilhar

Com esse trabalho, Neiva faz a diferença em várias organizações de todo o Brasil. Conhece e desenvolve técnicas e ferramentas de gestão que impactam, positivamente, na vida das pessoas, possibilitando o crescimento exponencial dos clientes. A empresária garante que a sua maior alegria é ver as organizações valorizando o seu maior bem: o capital humano.

Dentro do planejamento estratégico da Mundial RH está a inovação. Hoje leva até o cliente um trabalho já customizado, com postos de atendimentos na sede do cliente, fidelizando-os com uma nova relação. Neiva leva a transformação para os negócios locais e cria mecanismos de suporte às novas empresas, oferecendo espaços de descompressão.

Neiva foi presidente do Centro das Indústrias de Cachoeirinha de 2009 a 2013, onde priorizou uma gestão compartilhada. Dentre as inúmeras conquistas da época, estão a nova iluminação para o Disrito Indusrial e duplicação da Avenida Frederico Augusto Ritter, bem como auxiliou na implantação do Projeto Pescar e do Banco de Alimentos.

Neiva é uma empresária atenta aos novos tempos, empregando coragem, criatividade e perfil inovador para continuar levando às empresas a sinergia necessária para motivar, capacitar e empregar pessoas.

Tulio Francisco Jaconi tem orgulho da sua história, começou a trabalhar com apenas 14 anos, como office boy na Metalúrgica Wallig. Estudava à noite e se formou em Técnico de Contabilidade. Participou da Associação dos Técnicos em Contabilidade do RS e, posteriormente, se tornou presidente. Após foi eleito como membro do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RS).

Em 1963, foi convidado a trabalhar como vendedor de aços na Companhia Janer Comércio e Indústria. Em 1965, fundou a empresa Ferraço Indústria e Comércio de Ferro e Aço, trabalhando como contador, procurador e sócio de empresas controladas, entre elas a Comercial de Aços e Metais Ltda, onde ficou por 10 anos.

Em 1975, juntamente com outros dois sócios, em partes iguais, fundou a Sidersul Produtos Siderúrgicos Ltda, com área de 300 m2 em Porto Alegre. O prédio era alugado e contava com estoque de 100 toneladas de aço e seis funcionários.

Em 1984 adquiriu 5.000 m2 de área no Distrito Industrial de Cachoeirinha. Em 1989, entregou todo o seu patrimônio particular para adquirir as quotas dos sócios.

Hoje, a Sidersul está instalada em uma área de 12.000 m2, sendo 6000 m2 de área construída, com estoque de 3.500 toneladas de aço. Atende os mais diversos segmentos da indústria. São mais de 10 mil clientes no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de contar com frota própria de caminhões.

Para 2019 estima superar todas as suas metas de vendas. Foram 44 anos de uma trajetória que enfrentou muitas crises, períodos de euforia e recessão. Tulio se orgulha em manter seus pagamentos em dia e, atualmente, não ter nenhum débito de financiamento.

Tulio desenvolveu uma trajetória pessoal de ações junto a comunidade, foi presidente e vice-presidente do Centro das Indústrias e presidente do Consepro. Em 1995, foi eleito o Homem do Vale e também ganhou o título de Cidadão Honorário pela Câmara de Vereadores de Cachoeirinha.

Hoje, ainda continua ativamente na direção da Sidersul, bem como na sociedade de Cachoeirinha, junto ao CIC, Consepro, Banco de Alimentos, além da diretoria da Associação do Aço.

Tulio e Neiva representaram todos os empresários e empreendedores que acreditam no potencial da cidade e da região, que dia após dia se reinventam para fazerem das suas marcas uma referência nacional.

O empresário Tulio Francisco Jaconi

O empresário Tulio Francisco Jaconi

Compartilhar:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por trcom

There are 0 comments

Leave a comment

Want to express your opinion?
Leave a reply!