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Tomar iogurte protege os ossos

A cada três segundos uma fratura é registrada no mundo em decorrência da osteoporose. E ainda pode ser pior, pois até a lesão dar as caras, muitas pessoas nem sabem que estão com os ossos fracos. O risco de morte é aumentado por conta de uma fratura no quadril, risco similar ao de morrer em […]

Tomar iogurte protege os ossos

A cada três segundos uma fratura é registrada no mundo em decorrência da osteoporose. E ainda pode ser pior, pois até a lesão dar as caras, muitas pessoas nem sabem que estão com os ossos fracos. O risco de morte é aumentado por conta de uma fratura no quadril, risco similar ao de morrer em virtude de um câncer de mama.

Mas, o melhor é que pesquisadores irlandeses descobriram uma maneira fácil e saborosa de driblar a encrenca: investir no consumo de iogurte. A investigação contou com a participação de 4.310 pessoas com 60 anos ou mais, que responderam a questionários sobre dieta e hábitos de vida. Além disso, os cientistas mediram a densidade óssea, a deterioração das juntas e o nível de atividade física desse povo todo.

Publicado no jornal científico Osteoporosis International, o trabalho revelou que, em comparação com quem nunca comia iogurte, aqueles que se deliciavam com um potinho diariamente apresentavam menor risco de osteoporose. Entre as mulheres, a probabilidade de encarar a doença era 39% menor, enquanto nos homens esse índice chegou a despencar 52%.

Como escolher o iogurte

– De acordo com nutricionistas, a melhor opção é aquele preparado em casa, sem açúcares, adoçantes, corantes e outras substâncias químicas. Agora, se não tiver tempo – nem vontade – de ir para a cozinha, o iogurte natural é a melhor opção.
– Para crianças e pessoas com baixo peso, não tem problema em oferecer a versão integral, que mantém as gorduras do alimento. Já o tipo semidesnatado pode fazer parte da rotina de quem está controlando a ingestão desse nutriente.
– Para quem tem diabete precisa ficar de olho na quantidade de carboidratos por porção – o correto é que não passe de 15 gramas.
– Para pessoas saudáveis e crianças, a sugestão é avaliar a dose de proteínas no potinho. O bacana é contar com pelo menos 4 gramas em 100 gramas do produto. E não pode concentrar mais de 7 gramas de açúcar em uma porção.

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Escrito por trcom

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