banner-site_mdbertollo
banner 1280x156-01
banner-site_iort
banner 1280x156-01
banner-site_confmark
banner-site_confmark
Banner Revista Mais Matéria 970x904195570
banner 1280x156-01
banner-site_iort
banner-site_iort

Entrevista
0

Soluções precisas com responsabilidade

Texto | Roselaine Vinciprova – Fotos | Frederico Mombach O advogado André Lima de Moraes celebra os frutos de mais de 25 anos de atuação com foco no Direito Empresarial, atendendo clientes de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. “Nossos clientes tem mais de 15 anos de parceria, sendo que – com o […]

Soluções precisas com responsabilidade

Texto | Roselaine Vinciprova – Fotos | Frederico Mombach

O advogado André Lima de Moraes celebra os frutos de mais de 25 anos de atuação com foco no Direito Empresarial, atendendo clientes de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. “Nossos clientes tem mais de 15 anos de parceria, sendo que – com o perdão da redundância – o nosso diferencial é realmente conhecer cada um deles, suas atividades e necessidades. Não podemos chegar a resultados diferentes fazendo as mesmas coisas (a frase não é minha), logo no meio jurídico empresarial a fórmula mais sensata – no meu singelo entendimento – é conhecer a empresa, sua operação, seus produtos, seus clientes e, principalmente, o seu cotidiano. Sabendo o que o cliente faz e como faz, você pode ser um diferencial”, comenta.

Para André, se uma empresa vende produtos para vários clientes, como forma de fidelização, nada mais útil do que firmar um contrato de fornecimento com preços, quantidades e prazos combinados na medida em que dá ao comprador a tranquilidade de fornecimento. Por outro lado, o cliente tem contratos para poder apresentar aos bancos como forma de obter recursos e fomentar sua atividade empresarial, tem condições de avaliar o seu negócio e faturamento consolidado. Além disso, é possível ter preço de venda de uma empresa, mediante o Ebitda, usado no mundo corporativo para fusões e incorporações. Ou seja, apenas a existência de contratos de fornecimento, já pode elevar seu negócio a um outro patamar.

A consultoria jurídica normalmente é “porta da esperança” para aquilo que ninguém mais acredita que tenha solução. Entretanto “preventivamente” é o caminho para que os que pensam antecipadamente onde podem ter problemas (litígios e passivos), tem na prevenção a melhor solução.

Mas André lembra que as conquistas e credibilidade hoje são frutos de um perfil pessoal. “Sempre fui inquieto, ansioso e determinado. Só conheço o “não” pela possibilidade de virar um “sim”! Lá no início da adolescência fiquei em dúvida entre ser advogado ou administrador de empresas devido ao fato de gostar de resolver situações coletivas. Fiz o ensino médio de Técnico em Administração de Empresas, no entanto sempre quis ter meu empreendimento. Seguir meus sonhos e não trabalhar pelo sonho dos outros. Como forma de me expressar e participar, segui no Direito e foquei na área empresarial.

No Direito Empresarial a consultoria é o pilar de sustentação, com destaque na área de contratos e maior enfoque na área tributária, seja na prevenção de passivos ou na recuperação de impostos. “A enorme carga tributária, o chamado “Custo Brasil” impacta no cotidiano diário das empresas, visto que o Governo é um sócio somente no lucro, quando se tem lucro. No cenário atual, a maioria das empresas apenas cobre o custo e sobrevive, na esperança de um amanhã melhor que, infelizmente, parece que não chega nunca, embora eu veja com bons olhos o Governo Bolsonaro, com sua montagem inicial, mais técnica do que política, como forma de chegarmos ao tão almejado desenvolvimento”, revela.

André Lima participa de cursos rotineiros de atualização, conta com uma pós-graduação em Direito Empresarial e agora está finalizando outra em Direito Tributário da parceria IET/PUCRS.

capa - site 2

Envolvimento comunitário

André sempre esteve envolvido em atividades de liderança, tendo iniciado como líder de turma no ensino fundamental e após sendo presidente do Grêmio Estudantil no ensino médio. Participou de campanhas políticas, iniciando na do falecido Deputado, Carrion Jr, a prefeito da Capital do Estado e gostou da liderança comunitária. “Desde então alternei períodos de maior e menor participação devido ao tempo que me sobra. Aprendi com o meu pai, que nos deixou em 1986, que primeiro vem a obrigação, depois a diversão”, revela.

André participou da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Social de São Leopoldo em 2002 e foi nomeado Procurador do Município em 2003. Em Cachoeirinha ocupou cargos de liderança junto ao PMDB e, atualmente, é Delegado Estadual e Convencional Nacional. Além disso foi secretário da Habitação, com a missão de fazer a reintegração de posse do Loteamento Chico Mendes, em pleno ano eleitoral. “A experiência foi tão positiva que fui galgado a secretário geral de Governo. E tive que me afastar pela crise financeira que se instalou em 2014 para me dedicar a auxiliar os meus clientes”, relembra.

Sobre a experiência, garante que participou de importantes decisões de Cachoeirinha. “Aprendi que em órgãos públicos a pior ação é a não ação. As decisões tem que serem tomadas e aplicadas rapidamente, seja porque as necessidades da comunidade são urgentes, seja porque entendo que os órgãos públicos são uma grande empresa que, obviamente, tem que ser administrados com racionalidade e responsabilidade”, conclui. Atualmente o advogado está Secretário Geral do MDB, em Cachoeirinha, e vice-presidente da Coordenadoria do Vale do Gravataí do MDB, vice-presidente do Conselho do Plano Diretor, que tem seus trabalhos fundados em prol do Desenvolvimento Municipal e também Presidente do CODECON, órgão que visa dar apoio e estruturação às ações do Procon Municipal. “A política, depois da Flávia, minha esplendorosa companheira de mais de 20 anos, integra minha vida como segunda ou terceira paixão, pois se alterna como minha dedicação pelo Direito”, comenta.

Junto ao escritório de advocacia planeja a manutenção da fidelização dos seus clientes, diante do trabalho de credibilidade, eficiência e responsabilidade, com uma ampliação da área tributária. “Buscamos qualidade e não quantidade, estratégia que nos trouxe a um ponto de equilíbrio e tranquilidade junto com os nossos clientes”, revela. Para o futuro planeja uma maior inserção na comunidade com o objetivo de oferecer mais racionalidade e responsabilidade nas decisões que envolvem o poder público.

Compartilhar:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por trcom

There are 0 comments

Leave a comment

Want to express your opinion?
Leave a reply!