• (51) 3041.2333

Procurar
Eventos
0

Semana Farroupilha promete movimentar a região

Todos os anos a cultura do Rio Grande do Sul é referendada durante as festividades da Semana Farroupilha, que culmina no dia 20 de setembro quando se comemora o Dia do Gaúcho. Na região, a programação conta com várias atrações para todas as idades e públicos. Em Cachoeirinha acontecerão a 31ª Ronda Crioula e o […]

Semana Farroupilha promete movimentar a região

Todos os anos a cultura do Rio Grande do Sul é referendada durante as festividades da Semana Farroupilha, que culmina no dia 20 de setembro quando se comemora o Dia do Gaúcho. Na região, a programação conta com várias atrações para todas as idades e públicos.

Em Cachoeirinha acontecerão a 31ª Ronda Crioula e o 1° Rodeio Artístico Cultural das Tradições Gaúchas de 11 a 20 de setembro, no CTG Rancho da Saudade e contará com diversas atrações, como piquetes e bailes. Também promovido no Rancho, o Rodeio será realizado nos dias 9 e 10 de setembro e terá concursos de invernada.

Este ano, o patrono da Ronda Crioula é um dos tradicionalistas mais conhecidos da cidade, o criador do evento e cofundador do CTG Rancho da Saudade, Valdecir de Moraes Laus. Também representarão a cidade durante toda a festividade as prendas e peões eleitos em evento recente.

Em Gravataí, a Chama Crioula chegou no dia 19 de agosto. Neste ano o tema da atividade é “Resgatando o legado de 47: 70 anos da Chama Crioula e do Grupo dos 8”. A definição da temática aconteceu no 65º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado entre 13 a 15 de janeiro, em Bento Gonçalves. Nessa edição, a Chama Crioula foi gerada no município de Mostardas, de onde foi distribuída para as 30 regiões tradicionalistas do Estado.

A abertura da Semana Farroupilha está prevista para o dia 10 de setembro, no CTG Aldeia dos Anjos a partir das 10 horas e pela tarde apresentação teatral do conto Melancia e Coco Verde de Simões Lopes Neto, nos CTGs. No dia 15 tem o Torneio de Truco, no CTG Carreteiros da Saudade e dia 19 a final do I Campeonato Municipal de Bocha Sul Americano, também no CTG Carreteiros da Saudade. O desfile oficial está agendado para o dia 20 de setembro, a partir das 14 horas na Avenida Brasil.

A Saga Farroupilha

As comemorações da Revolução Farroupilha – o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais – relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O marco inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha.

As comemorações do Movimento Farroupilha, que até 1994 restringiam-se ao ponto facultativo nas repartições públicas estaduais e ao feriado municipal em algumas cidades do Interior, ganharam mais um incentivo. Definida pela Constituição Estadual com a data magna do Estado, o dia 20 de setembro passou a ser feriado.

Compartilhar:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por trcom

There are 0 comments

Leave a comment

Want to express your opinion?
Leave a reply!