• (51) 3041.2333

Procurar
Geral
0

Rotaract Cachoeirinha completa 10 anos

Texto | Denise de Oliveira Milbradt | Fotos | Divulgação O Rotaract é um programa do Rotary Internacional que visa a formação de jovens líderes, na faixa etária dos 18 aos 30 anos. Mas este desafio não é para qualquer um, ele é dirigido somente às pessoas que desejam um mundo melhor, através do companheirismo […]

Rotaract Cachoeirinha completa 10 anos

Texto | Denise de Oliveira Milbradt | Fotos | Divulgação

O Rotaract é um programa do Rotary Internacional que visa a formação de jovens líderes, na faixa etária dos 18 aos 30 anos. Mas este desafio não é para qualquer um, ele é dirigido somente às pessoas que desejam um mundo melhor, através do companheirismo e do serviço voluntário. Também precisa estar receptivo as novas amizades.

Hoje com cerca de 10 integrantes, o grupo de Cachoeirinha completa uma década de história e deixa um bonito legado para as novas gerações. Tudo começou em 2008, quando o então rotariano Djair Mesquita convidou os seus filhos para conhecer os princípios de um Rotaract. Eles gostaram tanto, que decidiram convidar alguns amigos para uma reunião na sua residência. A partir daí a casa deles passou a ser ponto de encontro da gurizada jovem rotariana.

O atual presidente do Rotaract Cachoeirinha, Fábio Pittigliani Magnus conta que está no grupo desde a sua fundação e que, na época, considerava-se o nerd da escola e muito tímido. Falar em público era um verdadeiro tabu. Participar das atividades foi um divisor de águas na sua vida. “O clube me ajudou demais! Com certeza é uma ótima oportunidade de desenvolvimento pessoal. Desenvolvemos-nos como líderes ao verificarmos as necessidades da comunidade a partir da necessidade de planejar e executar projetos. O desenvolvimento das nossas habilidades de liderança possibilita compartilharmos isso com a comunidade de maneira que o impacto seja transformador para todos”, detalha Fábio.

Outra vantagem do clube, conforme ressalta Valeska Oliveira é a possibilidade de ampliar os horizontes, sentir-se a vontade para opinar e até aperfeiçoar dons. “Há concursos de oratória, logo, qualquer pessoa que entra mais retraída no grupo, acaba adquirindo mais autoconfiança”, frisa.

Um dos nossos principais projetos desenvolvidos hoje pelo Rotaract Cachoeirinha é o Fome de Amor. A cada dois meses, eles preparam cafés e sanduíches e montam uma “barraquinha” de lanches na entrada da emergência do Hospital Padre Jeremias. O objetivo é oferecer aos acompanhantes dos enfermos uma refeição para conseguirem driblar o cansaço da espera. “O retorno da comunidade tem sido muito positivo. No Hospital também mantemos uma mini biblioteca. A proposta é que as pessoas possam doar livros e passar adiante. Em 2018 realizamos o Pizzaract, um projeto em que preparamos pizzas congeladas e vendemos. Fizemos em parceria com o clube de Canoas e o lucro que obtivemos será revertido para o desenvolvimento de projetos na comunidade”, conta o presidente do clube.

Ele também lembra que o Rotaract ainda proporciona experiências internacionais sem sair de casa. “Há um tempo, desenvolvemos um projeto em parceria com Clubes de diversos lugares do Brasil e do mundo que consistia em receberem um mascote, que era um bonequinho na época confeccionado com o auxílio das crianças da Apae. Esse mascote viajou para o Rio de Janeiro, Argentina, Guatemala, Canadá, Peru e por aí vai. Foi um projeto incrível que possibilitou uma experiência de contato com diferentes rotaractianos e diversidade cultural”, detalha.

Faça parte do Clube – As reuniões ocorrem a cada 15 dias de acordo com a disponibilidade de espaço dos seus integrantes. Quem tiver vontade de se tornar um Rotaractiano, basta participar de alguns destes encontros e projetos. Contatos através das redes sociais:@rotaractcachoeirinha (Instagram) ou rotractcachoeirinha (Facebook). Também precisa ter entre 18 e 30 anos e espírito solidário.

Comemorações – Para marcar uma década de história, o Rotaract Cachoeirinha realizará a Festa de Máscaras, no dia 1º de dezembro, a partir das 21 horas no Sítio Ana Marley Eventos, salão Imperial.

Compartilhar:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por trcom

There are 0 comments

Leave a comment

Want to express your opinion?
Leave a reply!