• (51) 3041.2333 - (whats) 51 9205-3480

Procurar
Nutrição
0

Perigos das dietas da moda

O verão já chegou e com ele a busca pela perda de peso de forma rápida. É quando muitas mulheres optam por fazer as famosas “dietas da moda”, que prometem resultados rápidos com restrições alimentares que podem ser perigosas para sua saúde. Sem lactose, glúten free, low carb, detox. São muitas as opções! No entanto, […]

Perigos das dietas da moda

O verão já chegou e com ele a busca pela perda de peso de forma rápida. É quando muitas mulheres optam por fazer as famosas “dietas da moda”, que prometem resultados rápidos com restrições alimentares que podem ser perigosas para sua saúde.

Sem lactose, glúten free, low carb, detox. São muitas as opções! No entanto, as dietas da moda quase sempre recomendam a exclusão de algum grupo alimentar e, consequentemente, de nutrientes, o que fatalmente afeta o desempenho do organismo. Para não colocar a sua saúde em risco, confira algumas dicas da Associação Brasileira de Laticínios.

Sem lactose – Retirar a lactose da dieta não emagrece, pois ela é um nutriente, o açúcar do leite e que, portanto, deve fazer parte de uma dieta balanceada. A lactose não traz malefícios para a saúde, exceto para aquelas pessoas com intolerância à lactose diagnosticada.

O leite e seus derivados são fontes de proteína de alto valor biológico, além de conterem minerais e vitaminas em abundância. Dentro de uma dieta balanceada, os lácteos contribuem para a manutenção do peso saudável, sendo seu consumo recomendado para todas as fases da vida do ser humano, desde crianças, adolescentes, adultos, praticantes de atividade física, gestantes, lactantes e idosos.

Glúten free – O glúten é a fração proteica do trigo e não faz mal para a saúde, exceto para aqueles com doença celíaca. Remover ou reduzir o consumo de glúten para quem não tem contraindicação é incorrer no erro de fazer substituições que podem prejudicar a saúde, além de desenvolver uma sensibilidade antes inexistente.

Glasses with fresh vegetable juices in the garden. Detox diet.

Sucos detox – Os sucos detox já estiveram mais em alta, mas ainda são adotados por muitas pessoas no intuito de desintoxicar, desinchar ou de “purificar o organismo”. Entretanto, a privação de nutrientes e de fontes consistentes de energia para o corpo acabam intoxicando ainda mais o organismo. E os efeitos não param por aí: tomar apenas sucos por dois ou três dias diminui a frequência intestinal, aumentando o acúmulo de toxinas no intestino, e prejudica a frequência de evacuação.

Low carb – Na versão repaginada da famosa dieta de Atkins, frutas e legumes são as únicas fontes de carboidratos da dieta. Nesta dieta a monotonia alimentar é bastante forte, acarretando na privação de diversos nutrientes para o adequado funcionamento do corpo.

 

Compartilhar:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por trcom

There are 0 comments

Leave a comment

Want to express your opinion?
Leave a reply!