banner-site_iort
banner-site_iort

Geral
0

Patinação artística equilibra mente e alma

Texto e Fotos | Denise de Oliveira Milbradt |   Em tempos de alta velocidade das informações, competitividade acirrada e correria acima da capacidade suportável ao ser humano, um esporte vai na contramão desta lamentável estatística. A patinação é considerada pelos especialistas na área da saúde o terceiro esporte mais completo, atrás apenas da natação e […]

Patinação artística equilibra mente e alma

Texto e Fotos | Denise de Oliveira Milbradt |  

Em tempos de alta velocidade das informações, competitividade acirrada e correria acima da capacidade suportável ao ser humano, um esporte vai na contramão desta lamentável estatística. A patinação é considerada pelos especialistas na área da saúde o terceiro esporte mais completo, atrás apenas da natação e do triatlo. A sua prática, além de um importante exercício, ainda permite trabalhar o equilíbrio físico e mental, concentração, coordenação, motricidade e ajuda em aptidões tão em alta nos tempos modernos, como o trabalho em grupo, por exemplo.

Em Cachoeirinha, há 30 anos a Cia Sobre Rodas tem levado muito a sério a prática. Tudo começou quando a sua proprietária Luiza Cristina ainda era ainda criança e patinava na Escola de Patinação Dom Bosco, em Porto Alegre, que mais tarde migrou para o extinto Clube de Patinadores Tangarás. Lá passou a participar de diversos campeonatos, resultando em títulos. Mas, o destino a surpreendeu quando se preparava para participar do Campeonato Brasileiro, representando o Estado. Num dos treinos um tombo sério provocou o rompimento parcial do tendão do pé esquerdo. Como tratamento foi recomendado tala durante 15 dias, depois de uma pequena cirurgia para fortalecer o membro, além de dois meses com gesso.

Quando Luiza percebeu que não poderia mais participar da competição, decidiu mudar a direção da sua vida e fundou a Cia Sobre Rodas. Localizada na Avenida Flores da Cunha, 2164, a escola tem hoje 45 alunos entre 3 e 23 anos, mas a realidade já foi bem diferente até 15 anos atrás, quando eram mais de 105 participantes. Ela acredita que a redução é devido ao crescente número de outras escolas de patinação na cidade e região. Todavia, se por um lado houve a redução do número de atletas, o nível deles só elevou. Uma promessa é a estudante Fernanda Rodrigues, 13 anos, do nível Avançado já venceu o 4º Open Internacional de Capão da Canoa em 2018 e promete repetir este ano a conquista.

A Cia Sobre Rodas tem muito prestígio na comunidade, tendo participado de vários eventos estaduais. Durante 10 anos, a equipe fez parte da abertura do Natal Luz de Gramado e foi presença garantida do Bom Natal Luz e Fé da cidade de Bom Princípio. Anualmente, pelo menos, três campeonatos estão presentes. O primeiro é o promovido pela própria escola, em 2019 aconteceu no dia 24 de agosto, em Cachoeirinha, a 15ª Copa sobre rodas – patinação artística. O evento ocorreu no Ginásio Placar e, além de venda de ingressos, ainda arrecadaram alimentos e roupas para serem doados a algumas famílias moradoras do Bairro Canarinho, uma das ações sociais realizadas pela Cia das Rodas.

Outros dois eventos terão a equipe da escola. Na 5ª edição do Open Internacional de Capão da Canoa, no mês de outubro. Já em novembro, em Santa Catarina, haverá o Campeonato Conesul. Afinal, mais do que vencer, é importante competir.

Cia das Rodas nova site

Alguns dos benefícios da patinação

Melhora da coordenação motora – Como os patins são instáveis, eles exigem equilíbrio e, para isso, é necessário manter o corpo contraído. Além disso, ao praticar a patinação é necessário ficar em uma posição específica — barriga para dentro e as costas retas. Com o tempo, o corpo se adapta a essa posição e há uma melhora da coordenação motora e da postura.

Tonificação dos músculos – A região lombar é uma das mais beneficiadas, já que os patinadores precisam alterar o centro de gravidade a todo momento. O corpo fica flexionado e os músculos da região são acionados a cada patinada.Os glúteos e as coxas também são beneficiados, pois ficam contraídos. As panturrilhas são muito usadas, principalmente para frear e realizar os movimentos para parar. Uma das grandes vantagens em relação aos exercícios como a corrida, por exemplo, é que a patinação é considerada de baixo impacto. Isso significa que ela não danifica a musculatura. Como você acabou de ler acima, o que ocorre é justamente o oposto.Os benefícios para a saúde não param por aí: até mesmo os sistemas cardiovascular e respiratório são beneficiados, pois são exercitados durante a atividade.

Melhora da concentração – Ficar equilibrado nos patins e observar o local à sua volta para não cair ou sofrer acidentes é algo que exige concentração. Esse estímulo, quando feito periodicamente, ajuda também a manter você concentrado em outras atividades do dia a dia.

Compartilhar:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por trcom

There are 0 comments

Leave a comment

Want to express your opinion?
Leave a reply!