Animais
0

ONDA atende animais de rua

Criada em outubro de 2002, a ONDA (Organização Nacional de Defesa Animal), surgiu com o objetivo de castrar, por um preço mais acessível, animais domésticos. Atualmente a ONG atende animais de rua através dos convênios firmados com as prefeituras de Cachoeirinha e Gravataí. Pelo projeto da Prefeitura de Cachoeirinha são castrados 72 animais de rua […]

Criada em outubro de 2002, a ONDA (Organização Nacional de Defesa Animal), surgiu com o objetivo de castrar, por um preço mais acessível, animais domésticos. Atualmente a ONG atende animais de rua através dos convênios firmados com as prefeituras de Cachoeirinha e Gravataí. Pelo projeto da Prefeitura de Cachoeirinha são castrados 72 animais de rua por mês, já pelo projeto de Gravataí são 100 animais, os quais são selecionados e indicados pelo Canil Municipal da cidade. Estas castrações referem-se apenas aos cães, procedimentos com gatos são feitos e custeados pela ONDA. Segundo a presidente da ONG Karem Scheid, em 2012 foram atendidos mais de 5 mil animais, sendo em sua maioria cães.

Além dos cães castrados através dos convênios que a ONDA mantém, a entidade atende ainda em torno de 25 gatos e 30 cães por mês, que são acolhidos pelo projeto de castração da ONG e que pertencem a pessoas de baixa renda. Segundo a presidente da Organização, a maior sustentação da entidade vem dos contratos com o poder público, “esses contratos nos oportunizam além de castrar um maior número de animais, de conseguirmos atender muitos outros, e ainda temos a castração a baixo custo, oferecida para todas as pessoas que não tem condições de arcar com o valor de mercado do procedimento.”

A maioria dos animais que chega na ONDA necessita somente da castração. Mas há também aqueles que precisam de outras cirurgias e procedimentos, e a ONG realiza todos esses atendimentos. Os procedimentos cirúrgicos são realizados no Centro de Esterilização Animal (CEA ), localizado na sede da ONG . A ONDA e o CEA localizam-se na Rua Doutor Campos Sales, 150 – pda 46 – Cachoeirinha. Quem quiser agendar o procedimento de esterilização, pode entrar em contato de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13 às 18h. Mais informações ligue para (51) 3041.5081.

Feira de Adoção: Todas as quintas-feiras e sábados, das 9h às 18h, a entidade realiza a feira de adoção na parada 53, em frente à agropecuária Lara. Os animais já estão com todas as vacinas em dia e é feito o cadastro de quem adotar um bichinho. Quem adota ganha um kit da Pedigree com 1 kg ração, potinho, bolinha, pingente e mochila plástica, pois a ONG é parceira da campanha da Pedigree – Adotar é tudo de bom. Através da Feira de Adoção, mais de 700 animais já foram tirados das ruas. Também é possível visualizar a foto dos animais disponíveis para adoção no site www.onda-animal.com.br

Saiba como ajudar:

Karem comenta que ajuda é sempre bem-vinda e pode ser desde a indicação do Centro  de Esterilização  Animal, em que a ONG oferece castração, cirurgias e consultas de baixo custo, até mesmo aqueles que gostam de lidar diretamente com os animais. “O voluntário escolhe como ajudar, de acordo com a sua disponibilidade, também pode apadrinhar um animal fornecendo a medicação necessária ao seu tratamento, custeando a castração ou doando areia para gatos, ração, ou ainda divulgando nossos animais para doação nas redes sociais”, declara. É evidente que a forma de ajudar é muito ampla e é claro que os animais da ONG precisam da sua ajuda, então contribua, os animais têm uma maneira muito especial de expressar a sua gratidão para aqueles que de uma forma ou de outra, abraçam a sua causa e lutam por eles.

Animais de estimação para as crianças:

Animais alegram, ensinam e até curam. Com os cuidados e a escolha certa, crianças e animais podem ser uma dupla de sucesso. Pesquisa mostra, também, os benefícios que os animais trazem durante um tratamento médico.

O benefício principal destacado pelas famílias que têm animais, pelos pediatras e até por estudiosos é o companheirismo, pois o animal provoca diversos estímulos na criança. O bebê por exemplo, exercita a coordenação motora fina ao ter de controlar sua força para fazer carinho em um cachorro, um gato, um coelho. Treina a marcha ao engatinhar ou tentar andar (por vezes, correr) atrás do animal. Olfato, visão e audição também são provocados pelos sons, cheiros e movimentos dos bichos.

Um estudo realizado recentemente pela Universidade Loyola, em Chicago, mostrou os benefícios dos animais nos hospitais. Os investigadores afirmam que acariciar um cachorro pode ajudar pacientes internados a reduzir pela metade a quantidade de analgésicos que precisam tomar.

Cientistas norte-americanos já haviam revelado também que ter um animal é um ótimo aliado contra o estresse. Os donos dos bichos que participaram do estudo tinham a frequência cardíaca e a pressão arterial significativamente mais baixa se comparados com aqueles que não tinham um animal de estimação.

Cachorros, gatos, passarinhos, peixes, ratos e até ursos são figuras constantes no universo dos pequenos. Estão no abajur do quarto, no border do papel de parede. São heróis em filmes e em livros infantis. Essa relação é fomentada, criada, incentivada porque, acima de tudo, traz bem-estar. Estudos mostram que o contato com animais ativa áreas do cérebro relacionadas com as emoções. Não é por outro motivo senão a sensação de bem-estar, físico e mental, que terapeutas lançaram mão da terapia com animais para tratar crianças hospitalizadas ou com deficiências mentais. Cientistas afirmam que esse contato entre crianças e animais é um excelente treino para a afetividade.

 animais de rua

Compartilhar:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por mais materia

There are 0 comments

Leave a comment

Want to express your opinion?
Leave a reply!