• (51) 3041.2333

Procurar
Estilo
0

O poder da Biodanza

Texto | Davi Pacheco | Foto | Nasser Hassan A dança da vida é um sistema de desenvolvimento criado pelo psicólogo e antropólogo chileno Rolando Toro Araneda que convida os participantes a conhecerem suas formas de expressão e de ação, buscando através de suas respostas vitais um equilíbrio orgânico e existencial. Basicamente, a Biodanza utiliza […]

O poder da Biodanza

Texto | Davi Pacheco | Foto | Nasser Hassan

A dança da vida é um sistema de desenvolvimento criado pelo psicólogo e antropólogo chileno Rolando Toro Araneda que convida os participantes a conhecerem suas formas de expressão e de ação, buscando através de suas respostas vitais um equilíbrio orgânico e existencial. Basicamente, a Biodanza utiliza a música, o canto e o movimento em encontros coletivos para resgatar a humanidade dos indivíduos, despertar seus potenciais e descobrir o propósito de vida de cada um, possibilitando e vislumbrando assim que se viva plenamente.

Candida Stopinski e Nasser Hassan são facilitadores didata do Sistema Biodanza e proprietários do Holograma Ecologia Humana, onde realizam as aulas e outras atividades vivenciais. O casal atua com muita sinergia e entrega amor em cada momento. “Acreditamos que podemos melhorar o mundo, fazendo a nossa parte, a partir dos benefícios provocados e propagados pela Biodanza”, contam. De fato, os benefícios são inúmeros: a prática propicia um aumento da autoestima, melhora o sistema imunológico, equilibra as emoções, desperta a criatividade e a alegria, reduz o estresse e resgata de cada participante o seu poder pessoal.

As sessões no espaço Holograma ocorrem semanalmente e têm duração média de duas horas. O período é dividido em dois momentos. No início é feito uma “roda verbal” onde os participantes relatam suas experiências e vivências da aula anterior e de sua semana, propiciando a troca de sentimentos de forma afetiva e cuidadosa. O segundo momento é destinado aos exercícios propostos pelo facilitador, com a intenção de deflagrar vivências integradoras que ajudam a despertar potenciais adormecidos. Cada aula é minuciosamente planejada e única, feita a partir da integração e colaboração humana, do canto e movimentos de dança não coreografados, e de músicas meticulosamente selecionadas por seu significado emocional. A Biodanza, em síntese, essencialmente estimula a renovação orgânica do ser, desenvolvendo a inteligência emocional e afetiva.

Como se vestir para as aulas?

A Biodanza exercita corpo e mente através de movimentos, então o ideal é se vestir com roupas leves e confortáveis, evitando acessórios como pulseiras, brincos e anéis para não correr o risco de machucar algum colega durante as atividades. O uso de meias antiderrapantes para as práticas é uma possibilidade, mas em geral se faz descalços. Outro detalhe a ser cuidado, além logicamente da higiene pessoal, é o uso de perfumes.

Como é a formação de um facilitador em Biodanza?

A atividade de Biodanza é organizada no mundo pela Internacional Biocentric Foundation (IBF), e para receber a titulação e registro junto à entidade são necessários ao menos quatro anos de formação. São 27 módulos teórico/vivenciais de imersão em três anos e após esse processo é possível iniciar um grupo regular supervisionado por um facilitador didata pelo período de um ano. Ao final, apresenta-se uma monografia com o tema relacionado a alguma área de interesse em Biodanza e, então, recebe-se a certificação.

Compartilhar:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por trcom

There are 0 comments

Leave a comment

Want to express your opinion?
Leave a reply!