Eventos
0

Mais uma Semana da Pessoa com Deficiência

Os municípios de Gravataí e Cachoeirinha promoveram uma extensa programação para marcar a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência em 2019. Os eventos aconteceram entre 21 e 31 de agosto. Em Gravataí, a Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (APPPD), realizou, de 21 a 28 de agosto, a Semana Municipal da Pessoa com […]

Mais uma Semana da Pessoa com Deficiência

Os municípios de Gravataí e Cachoeirinha promoveram uma extensa programação para marcar a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência em 2019. Os eventos aconteceram entre 21 e 31 de agosto.

Em Gravataí, a Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (APPPD), realizou, de 21 a 28 de agosto, a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência e da Acessibilidade. O evento teve como objetivo homenagear e empoderar as pessoas com necessidades específicas.

De acordo com Patrícia Lisboa, servidora pública e pessoa com deficiência visual, a semana sempre tem um significado muito importante. “As pessoas com deficiência precisam ser reconhecidas como cidadãos de direitos e deveres. A Semana Municipal mostrou um pouco disso com suas atividades variadas e trouxe o protagonismo para esses indivíduos”, relatou.

Alguns dos destaques da programação ficaram por conta da sessão especial, na Câmara de Vereadores, em que algumas pessoas com deficiência vivenciaram o projeto “Vereador por um Dia”, realizado no dia 22 de agosto. No dia 27 teve peça de teatro com o título “Bodas de Sangue” com o Grupo Entretextos NH Cia de Teatro, apresentado com recursos de acessibilidade Libras, no Teatro do Sesc. Também houve a apresentação da peça “Zuleka e o Tesouro do Pirata Careca” com o Grupo Coletivo de Artes Galegos e frangalhos de Canoas.

Nos dois últimos dias do mês de agosto aconteceram ainda vários eventos. Dia 29 teve os “Jogos Inclusivos”, no Ginásio do Aldeião. Já no dia 31 foi realizado a Primeira Maratona da Associação das Pessoas com Deficiência Visual e Amigos de Gravataí (ADVA), no Parcão da parada 79.

Com o intuito de promover a conscientização e trabalhar os direitos das pessoas com deficiência, o evento deste ano estenderá suas atividades. O evento terá continuidade nos próximos meses com a realização de um seminário sobre os direitos das pessoas com deficiência, em setembro, e uma feira profissionalizante em novembro. Também nesta edição, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que completa 50 anos de trabalho, será homenageada.

Projeto “#tamevendo?” 

Já que a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência e da Acessibilidade buscou promover a inserção, a servidora pública e pessoa com deficiência visual, Patrícia Lisboa, destacou o projeto “#tamevendo?”. Realizado em conjunto com Kátia Lima, representante da Coordenação do COMDPD, a ação promove palestras em escolas e empresas interessadas em discutir o tema. “Procuramos provocar os estudantes quanto à existência de pessoas com deficiência, e refletir a necessidade de cada indivíduo ser mais inclusivo”, disse Patrícia Lisboa.

No dia 20 de agosto, foi a vez da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jerônimo Timóteo Fonseca, receber o projeto “#tamevendo?”, atendendo o convite da professora Sílvia Ouriques, responsável pela sala de recursos da unidade. “O bate-papo com a Patrícia foi um momento muito rico, onde os alunos puderam conhecer um pouquinho do trabalho, dos desafios e das conquistas da inclusão no município. Ela conseguiu proporcionar uma vivência muito significativa. Deixou a mensagem da superação dos desafios e de sempre termos empatia nas diversas situações do cotidiano”, contou Silvia. Patrícia Lisboa destaca que os encontros com as crianças são momento únicos. “Cada pergunta deles sobre as especificidades das deficiências é muito simples e ao mesmo tempo muito rica. Cada abraço que recebo no final me faz confiar que um dia teremos uma sociedade mais inclusiva e muito mais acessível”, revela.

Deficiência 3

Reflexões sobre direitos e deveres

Na semana do dia 21 a 29 de agosto, em Cachoeirinha, o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMPD), em parceria com a Prefeitura de Cachoeirinha, realizou a sua Semana da Pessoa com Deficiência.

O objetivo da ação foi buscar a inclusão deste público na sociedade abrindo debates por esses direitos na promoção de reflexão sobre a importância da igualdade e oportunidade para todos.
Entre os destaques da programação está a Roda de Conversa “Família e Pessoa com Deficiência, protagonistas na Implantação das Políticas Públicas”, que aconteceu na Apae no dia 22 de agosto. Dia 24 foi realizado o “Piquenique Inclusivo” , no Parcão. Ainda neste dia aconteceu a Feijoada da Associação Pais e Amor, no CTG Roda da Carreta.

No dia 26 de agosto houveram ações voltadas às pessoas com deficiência no Cais, localizado no Bairro Parque Brasília. Também teve outra Roda de Conversa: “Família e Pessoa com Deficiência, protagonistas na Implantação das Políticas Públicas”, na Apae. No dia 27 de agosto foi realizada uma sessão de cinema inclusivo, no Shopping do Vale. Já no dia 29, para encerrar a programação, aconteceu a Tarde Inclusiva, na CMAEL e EMEF Carlos Wilkens.

Compartilhar:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por trcom

There are 0 comments

Leave a comment

Want to express your opinion?
Leave a reply!