Geral
0

Inaugurada a Praça do Ecoturismo

Foi inaugurada, no dia 7 de dezembro, a Praça do Ecoturismo Leonel de Moura Brizola. O local, que fica junto à Casa de Cultura Demósthenes Gonzales e a ponte de entrada e saída da cidade, tem a proposta de ser um ponto turístico e de lazer, além de integrar a cidade ao Rio Gravataí. A […]

Inaugurada a Praça do Ecoturismo

Foi inaugurada, no dia 7 de dezembro, a Praça do Ecoturismo Leonel de Moura Brizola. O local, que fica junto à Casa de Cultura Demósthenes Gonzales e a ponte de entrada e saída da cidade, tem a proposta de ser um ponto turístico e de lazer, além de integrar a cidade ao Rio Gravataí. A praça foi conquistada pela comunidade na Consulta Popular de 2016, com um investimento de R$ 896 mil, sendo que 20% deste valor foi de contrapartida da Prefeitura.

Uma extensa programação marcou a abertura do espaço. Estima-se que 2 mil pessoas tenham passado pela festa durante toda a celebração de inauguração.

A praça conta com uma rampa para descida de barcos e pequenas embarcações, um deck de madeira junto ao rio, pista de passeio, recantos com quiosques, esplanada, espaços de convivência, áreas sombreadas e áreas ensolaradas, sanitários públicos e espaço para cafeteria. Há ainda um bicicletário, postes de iluminação, bancos e lixeiras de coleta seletiva ao longo da praça, além de acessibilidade em todos os espaços.

O presidente da AVPN – VG (Associação de Preservação da Natureza do Vale do Gravataí), Paulo Müller, lembrou que quase um milhão de pessoas são abastecidas com as águas do Rio Gravataí. “Essa é a primeira porta aberta para a população de Cachoeirinha ter acesso ao Rio Gravataí. Tenho um sonho de ver as pessoas de Cachoeirinha e região passeando de barco, se deslocando até Gravataí ou Porto Alegre como era feito antigamente”, destacou o presidente.

O secretário de Planejamento e Captação de Recursos, Elvis Valcarenghi lembrou das dificuldades financeiras do município, no entanto, ressaltou que, mesmo com uma gestão enxuta é possível executar boas obras para a comunidade. “Pra quem não lembra, há pouco mais de um ano atrás esse lugar era degradado. Foi um sonho construirmos o Pier. Um sonho que sonhamos e que construímos a muitas mãos”, destacou.

O prefeito Miki Breier, citou o escritor Castro Alves em sua fala: “a praça é do povo como o céu é do condor. Precisamos cuidar do que é publico, cuidar do que é nosso. Este é um espaço da comunidade, um espaço para as famílias”, disse. Ele também lembrou que existe um movimento que trabalha para a recuperação do Rio Gravataí. “Hoje temos 53% do esgoto tratado no município. Com a parceria público privada em 10 anos teremos 87% e teremos resgatado o nosso Rio”, justificou. (Fonte: Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Cachoeirinha)

 

Compartilhar:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por trcom

There are 0 comments

Leave a comment

Want to express your opinion?
Leave a reply!