• (51) 3041.2333

Procurar
Saúde
0

Hipoglicemia: causas e sintomas

A hipoglicemia é uma queda vertiginosa das taxas de açúcar no sangue. Quando isso ocorre, surgem sintomas como tontura, palidez e confusão mental. Mas a verdade é que o problema, mais comum em pacientes com diabetes por causa da oscilação da glicemia, exige um olhar mais atento. Isso acontece porque, boa parte dos alimentos que […]

Hipoglicemia: causas  e sintomas

A hipoglicemia é uma queda vertiginosa das taxas de açúcar no sangue. Quando isso ocorre, surgem sintomas como tontura, palidez e confusão mental. Mas a verdade é que o problema, mais comum em pacientes com diabetes por causa da oscilação da glicemia, exige um olhar mais atento.

Isso acontece porque, boa parte dos alimentos que ingerimos contém carboidratos (o açúcar é um deles). Eles são transformados pelo sistema digestivo em glicose, armazenada no fígado. Quando a pessoa fica muitas horas sem comer, a oferta de glicose baixa bastante.

Como há pouca glicose no sangue, a quantidade que entra nas células é pequena, mesmo que haja insulina – hormônio responsável pela entrada da glicose nas células – disponível. Com o suprimento lá embaixo, as células não conseguem produzir energia.

O organismo, então, percebe a falta de energia e dispara a produção de substâncias que deixam o corpo de prontidão. A adrenalina fabricada pelas suprarrenais e o glucagon, pelo pâncreas, são duas delas. Essa reação pode gerar dor de cabeça, tremor, palidez, entre outros sintomas.

Quando a pessoa continua sem comer, o organismo passa a ser afetado mais gravemente. Os primeiros órgãos a sofrer são o coração e o cérebro. Vem a taquicardia, a tontura, o desmaio. Em casos mais severos, se nada for feito, a pessoa pode entrar em coma e até morrer. E veja só: devido a sintomas como tontura e sonolência, a hipoglicemia pode ser confundida com a pressão baixa. Na dúvida, tem que medir!

Compartilhar:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por trcom

There are 0 comments

Leave a comment

Want to express your opinion?
Leave a reply!