• (51) 3041.2333

Procurar
Comportamento
0

Hand Spinner: brinquedo do momento…e terapêutico?

| Eveline Juswiak Psicóloga – CRP 07/20725 Volta e meia aparece algo novo que vira “febre” no meio das pessoas, sejam crianças, adolescentes, e até mesmo adultos. Recentemente no Brasil começou a se espalhar um brinquedo chamado Hand Spinner, e veio a se tornar o brinquedo do momento. Porém esse brinquedo veio com um “plus” […]

Hand Spinner: brinquedo do momento…e terapêutico?

| Eveline Juswiak
Psicóloga – CRP 07/20725

Volta e meia aparece algo novo que vira “febre” no meio das pessoas, sejam crianças, adolescentes, e até mesmo adultos. Recentemente no Brasil começou a se espalhar um brinquedo chamado Hand Spinner, e veio a se tornar o brinquedo do momento.

Porém esse brinquedo veio com um “plus” a mais, sendo chamado de brinquedo terapêutico, trazendo a expectativa de que ele venha a auxiliar na concentração e contra o estresse. Diante deste conceito que o brinquedo ganhou, é inevitável que diversos especialistas falem e debatam, inclusive divergindo em suas opiniões, a respeito disso.

Mas eu gostaria de destacar essa abordagem do marketing, trazendo essa ideia mágica de que usando o objeto você terá maior capacidade de concentração e ficará mais tranquilo, independente da maneira que usar.
Eu sempre parto do principio de que um objeto por si só, na sua função crua, muito dificilmente trará o mesmo resultado para as pessoas. Precisamos lembrar que a causa do estresse e a dificuldade de concentração não tem a mesma origem e, por isso não podem ser tratadas da mesma forma em diferentes pessoas. Ou seja, não é o brinquedo em si que tornará a pessoa mais concentrada ou menos estressada, e sim o como se propõe usá-lo. Então, isso requer orientação.

Acredito, pela abordagem terapêutica que trabalho, que treinar a atenção é o que realmente trará os resultados esperados. Uso técnicas de Atenção Plena (Mindfulness) com a maior parte dos meus clientes, e os objetos ou sensações que utilizamos para isso são apenas “mediadores” para esse treino, e não o que torna possível maior concentração.

O Hand Spinner pode ser um mediador para esse treino, ou, como gosto de chamar, uma âncora para nos auxiliar a prestar a atenção no momento presente, porém não é terapêutico por si só. Use como brinquedo, ou busque orientação de como usá-lo para auxiliar no combate ao estresse e no desenvolvimento da concentração. Mas cuidado: ele pode ser um grande obstáculo também, dificultando o foco nas coisas que são mais importantes, como trabalho e estudos, ou até mesmo o convívio com pessoas valiosas para nós.

Se quiser saber mais a respeito de Atenção Plena (Mindfulness), entre em contato: psieveline@gmail.com

Compartilhar:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por trcom

There are 0 comments

Leave a comment

Want to express your opinion?
Leave a reply!