Educação
0

Guarda Mirim: atividades para mais de 100 crianças

Duas vezes por semana, no turno inverso ao da escola, 109 jovens entre oito e 14 anos são recebidos pela equipe da Guarda Municipal da Prefeitura de Cachoeirinha. Os encontros acontecem nas escolas municipais Portugal e Osmar Stuart e, durante quatro horas, eles recebem orientações de combate ao bullying, preservação do meio ambiente e de […]

Guarda Mirim: atividades para mais de 100 crianças

Duas vezes por semana, no turno inverso ao da escola, 109 jovens entre oito e 14 anos são recebidos pela equipe da Guarda Municipal da Prefeitura de Cachoeirinha. Os encontros acontecem nas escolas municipais Portugal e Osmar Stuart e, durante quatro horas, eles recebem orientações de combate ao bullying, preservação do meio ambiente e de acidentes, primeiros socorros, prevenção às drogas, combate a incêndio, educação para o trânsito e reforço escolar.

Todos começam como aspirantes, para se adaptarem ao projeto. Após a primeira formatura, tornam-se guardas mirins de 3ª classe, podendo chegar até a 1ª classe. Quando chegam à 3ª classe, os estudantes já estão autorizados a usar o uniforme de guarda. Conforme avançam, podem ajudar nas tarefas do grupo, sob supervisão dos coordenadores.

O projeto é do comandante da Guarda Municipal, Jonas Alvarino Borba da Silva. Ele conta que houve uma redução de 95% do número de alunos que era chamado na direção das instituições do município. Tudo porque o trabalho tem como meta a disciplina aliada à amorosidade com os menores. “Nossos alunos vêm se desenvolvendo e construindo uma nova aprendizagem, resgatando valores, construindo uma nova consciência no exercício da cidadania. Por meio deste projeto eles têm acesso à cultura, ao lazer, ao esporte e a palestras. As atividades estão fazendo com que apresentem na escola e na comunidade uma forma diferente de se posicionar em frente às dificuldades do cotidiano e na vida“, frisou.

Para a secretária municipal de Educação de Cachoeirinha, Rosinha Lippert, o projeto oportuniza o resgate de valores, construindo uma nova consciência no exercício da cidadania. “Por meio deste projeto eles têm acesso à cultura, ao lazer, ao esporte e a palestras. As atividades estão fazendo com que apresentem na escola e na comunidade uma forma diferente de se posicionar em frente às dificuldades do cotidiano e na vida”, completou.

Além da teoria, os alunos trabalham condicionamento físico, defesa pessoal e fazem passeios e integrações. As famílias têm acesso livre para acompanhar. Inclusive, quando necessário, pais e alunos são encaminhados para a rede de assistência social e de saúde. A ação tem dado tão certo que foi uma das premiadas na terceira edição do Prêmio Boas Práticas, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

Formatura da segunda turma – No dia 28 de setembro aconteceu a formatura da segunda turma da Guarda Mirim do Projeto Crescendo com Segurança, que é desenvolvido pela Prefeitura de Cachoeirinha, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade e o Departamento de Guarda Mirim. O evento foi realizado no Ginásio Municipal. No total, formaram-se 91 aspirantes e 18 Guardas Mirins dos núcleos Osmar Stuart e Portugal.

Como participar

– Os alunos interessados em ingressar no projeto devem levar os originais dos seguintes documentos na sede da Prefeitura de Cachoeirinha:
– Comprovante de renda familiar
– Número do NIS, para quem possui inscrição no Bolsa Família
– Comprovante de matrícula
– Documento oficial com foto da criança e do responsável

Compartilhar:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por trcom

There are 0 comments

Leave a comment

Want to express your opinion?
Leave a reply!