Eventos
0

Festejos Farroupilha de Gravataí até o dia 20

Todos os anos uma ampla programação marca a Semana Farroupilha na região. Este ano, em Gravataí, não será diferente. Na abertura, no dia 7 de setembro, houve concentração de cavalarianos na Hospedaria Equilíbrio. No dia seguinte teve saída da Chama Crioula com destino a praça da Bíblia, mais tarde ela foi guardada no CTG Chaleira […]

Festejos Farroupilha de Gravataí até o dia 20

Todos os anos uma ampla programação marca a Semana Farroupilha na região. Este ano, em Gravataí, não será diferente. Na abertura, no dia 7 de setembro, houve concentração de cavalarianos na Hospedaria Equilíbrio. No dia seguinte teve saída da Chama Crioula com destino a praça da Bíblia, mais tarde ela foi guardada no CTG Chaleira Preta.

No dia 9 de setembro o destaque ficou por conta da visitação de alunos das escolas do município e a palestra com o professor Anderson D’onofrio França sobre o tema “Revolução Farroupilha”, no CTG Aldeia dos Anjos. No dia seguinte os festejos ocorreram no DTG Gaudérios do Pago, no CTG Laço Imbira e na Brigada Militar. Ainda teve visitação de estudantes, na BM, para assistir à palestra sobre “Gravataí e sua história” com a professora Maria Inês Guilhoux Leal.

No dia 11 a guarda da Chama foi no CTG Carreteiros da Saudade e a visita de alunos para acompanharem a palestra de Cesar Tomazini sobre “Tradição Gaúcha”. Dia 12 de setembro houve palestra a cargo de Cláudio Wurlitzer e Tânia Peixoto (APN-VG) “Rio Gravataí e a Cidade”, no CTG Laço da Amizade.

O Grupo Escoteiros Anita Garibaldi, o CTG Amanhecer no Rincão e os Cavaleiros Vale do Gravataí ficaram responsáveis pela guarda da Chama, no dia 13 de setembro. Já, no dia 14, teve concentração de cavalarianos no CTG Aldeia dos Anjos para busca da Chama na praça. Após, solenidade de abertura oficial da Semana Farroupilha no CTG Aldeia dos Anjos.

No dia 16 haverá contação de história sobre lendas gaúchas, no CTG Rincão da Amizade. Dia 17, a atividade ocorre no CTG Amanhecer no Rincão. A contação de história também acontecerá nos dias 18 e 19 nos CTGs Carreteiros da Saudade e Aldeia dos Anjos. Para encerrar as comemorações farroupilhas em Gravataí está previsto para o dia 20 de setembro, Dia do Gaúcho, o tradicional desfile no centro da cidade, parada 72.

Patrono da Ronda Crioula será Luís Assis Moraes Quevedo

O município de Cachoeirinha escolheu Luís Assis Moraes Quevedo como patrono da Ronda Crioula 2019. Conhecido como Luisão, tem 62 anos, é casado, natural de Cachoeira do Sul e morador de Cachoeirinha há 33 anos. É repentista/trovador em CTGs e festivais, além da participar ativamente da Ronda Crioula desde sua criação. Na Ronda, comanda o já famoso “Piquete do Luisão”, mesmo nome dado ao “Rancho” onde mora, no Bairro Granja Esperança.

Luisão disputou o posto de patrono com o professor e ex-secretário municipal Luiz Carlos Müller. A escolha foi através de votação, sendo que três dos quatro CTGs de Cachoeirinha votaram em Luisão, além do Conselho Municipal de Cultura. Na sequência, o nome de Luisão como patrono foi encaminhado ao prefeito, Miki Breier, que acompanhou a escolha.

Neste ano, o evento será de 13 a 22 de setembro, no CTG Rancho da Saudade. De 13 a 20 de setembro será a Ronda Crioula e nos dias 21 e 22 é o 3° Rodeio Artístico e Cultural das Tradições Gaúchas. (Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura de Cachoeirinha)

PATRONO CACHOEIRINHA site

Compartilhar:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por trcom

There are 0 comments

Leave a comment

Want to express your opinion?
Leave a reply!