• (51) 3041.2333

Procurar
Geral
0

Escoteiro Guajará Mirim: nova direção e reforço da identidade

Texto | Denise de Oliveira Milbradt | Fotos | Divulgação Formar cidadãos mais atuantes em prol de um bem comum, preocupado com a proteção do meio ambiente foram ideais prioritários de alguns moradores de Cachoeirinha. Esse movimento resultou na fundação do Grupo Escoteiro Guajará Mirim 18RS, em agosto de 2009. Hoje com nova diretoria e […]

Escoteiro Guajará Mirim: nova direção e reforço da identidade

Texto | Denise de Oliveira Milbradt | Fotos | Divulgação

Formar cidadãos mais atuantes em prol de um bem comum, preocupado com a proteção do meio ambiente foram ideais prioritários de alguns moradores de Cachoeirinha. Esse movimento resultou na fundação do Grupo Escoteiro Guajará Mirim 18RS, em agosto de 2009. Hoje com nova diretoria e sede própria, o grupo conta com cerca de 70 jovens entre sete e 20 anos.

Desde março, o diretor presidente chefe Cleber Dione Martins está no comando dos trabalhos. Ele e os demais membros da diretoria foram eleitos em assembleia geral e com a aprovação absoluta dos pais dos escoteiros. A meta agora é reestruturar o quadro de voluntários para ampliar a sua atuação e, assim, reforçar ainda mais a identidade do Guajará Mirim. Também fazem partem dos projetos a reestruturação financeira a partir de projetos de captação de recursos e parcerias, além de reformar e ampliar a atual sede. O objetivo, segundo Martins é oferecer ainda mais bem estar aos jovens durante as atividades do clube.

A participação de voluntários é primordial para a continuidade dos trabalhos já que o Grupo é uma entidade sem fins lucrativos e conta com pessoas que acreditam no movimento escoteiro, que defende a preparação da nova geração para a vida através de ações educacionais. O nome significa pequena cachoeira e faz alusão às origens do município.

As atividades são realizadas aos sábados (dia mundial do escotismo) das 13h30 às 17h30, em sua sede localizada na Avenida General Flores da Cunha, 3811, ao lado do Shopping do Vale. Também realizam acampamentos externos e atividades integradas com entidades públicas e sociais, como campanha do agasalho, banco de alimentos, secretaria de trânsito e transportes, Rotary Club dentre outros.

Os jovens escoteiros são divididos por “ramos” de idades e os adultos são conhecidos como “Chefes” os quais supervisionam e direcionam as atividades aplicadas nestes ramos. Qualquer adulto maior de 21 anos pode participar como voluntário no desenvolvimento do grupo. A União de Escoteiros do Brasil (UEB) fornece cursos de formação e aperfeiçoamento aos adultos. Atualmente o GE Guajará Mirim conta com cerca de 10 chefes escoteiros e com o apoio da comissão fiscal de pais e da “Patrulha Coruja”, onde alguns responsáveis pelos escoteiros atuam em diversos encargos com a finalidade de apoiar a chefia e os jovens.

Para ser um jovem escoteiro o menor deve procurar a sede do Guajará Mirim acompanhado de um responsável, que receberá as orientações necessárias e a lista de documentos que deverão ser entregues. Dentre eles comprovante de endereço, atestado médico e foto para o registro junto a UEB mediante o pagamento de anuidade e mensalidade, que servirá para a manutenção do Grupo.

Metas para 2018

– Reestruturação do quadro de voluntários;
– Captação de adultos para atuar junto aos diversos setores (ramos) do grupo;
– Incentivar a captação dos adultos voluntários conforme o ramo de atuação com base nas “Diretrizes Nacionais para Gestão de Adultos”, para que sejam avaliados e reconhecidos;
– Reestruturação financeira;
– Projeto para captação de recursos e parcerias;
– Reformas e ampliação da sede.

Escoteiros 2- ok

Lei Escoteira – A Lei escoteira é um código de conduta, assumido ao se realizar a Promessa escoteira, onde se retêm as principais características do movimento escoteiro, a honra, a palavra, dignidade, lealdade, prestabilidade, amizade, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade e disciplina, ânimo, bom-senso e respeito pela propriedade, integridade.

Nova diretoria

-Diretor-presidente Chefe Cleber Dione Martins
-Diretora Administrativa Lucimar Kurtz
-Diretora Financeira Rosimere Camara e demais diretores assistentes

Lei do Lobinho

1.O Lobinho ouve sempre os Velhos mestres/lobos

2. O Lobinho pensa primeiro nos outros

3. O Lobinho abre os olhos e os ouvidos

4. O Lobinho é limpo e está sempre alegre

5. O Lobinho sempre diz a verdade

Lei Escoteira

1.O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais que sua própria vida.
2. O Escoteiro é leal.
3. O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
4. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros.
5. O Escoteiro é cortês.
6. O Escoteiro é bom para os animais e as plantas.
7. O Escoteiro é obediente e disciplinado.
8. O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
9. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
10. O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

Compartilhar:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por trcom

There are 0 comments

Leave a comment

Want to express your opinion?
Leave a reply!