banner 1280x156-01
Banner Revista Mais Matéria 970x904195570
banner-site_iort
banner-site_mdbertollo
banner-site_iort
banner 1280x156-01
banner 1280x156-01
banner-site_iort
banner-site_confmark
banner-site_confmark

Psicologia
0

E quando a vida perde o sentido?

| Eveline Juswiak Psicóloga – CRP 07/20725 O que faz a vida valer a pena? Talvez você já tenha se feito essa pergunta, e esteja buscando em diversos lugares e momentos algo que traga sentido. Quando o sofrimento bate à nossa porta fica mais difícil ainda de se conectar com algo que nos traga significado […]

E quando a vida perde o sentido?

| Eveline Juswiak
Psicóloga – CRP 07/20725

O que faz a vida valer a pena? Talvez você já tenha se feito essa pergunta, e esteja buscando em diversos lugares e momentos algo que traga sentido. Quando o sofrimento bate à nossa porta fica mais difícil ainda de se conectar com algo que nos traga significado para a vida.

Cada um constrói ao longo de sua trajetória aquilo que traz sentido para a sua vida. Esse sentido pode estar nas relações que se constrói ao longo da vida, na espiritualidade que se desenvolve, na pessoa que se busca ser e hábitos que tenta praticar, entre outras tantas coisas que podem trazer valor pessoal.

Já sabemos que o sofrimento também faz parte da vida, mas para muitas pessoas o sofrimento pode tornar a vida sem sentido. Quando isso acontece é comum que se perca o ânimo e prazer em viver a vida e coisas que antes eram prazerosas. Começam a deixar de participar de atividades que antes gostavam, param de procurar os amigos e familiares, perdem a motivação no trabalho ou estudos, e aos poucos se isolam de tudo.

A frustação pode fazer parte do dia a dia dessas pessoas, pois cada vez que se sentem desanimadas e deixam de fazer coisas que são importantes, e alimentam a frustração dentro deles cada vez mais.

Podem acabar tendo ideias de que são incapazes, inúteis, inconvenientes.

Você se identifica com isso? Ou conhece alguém assim?

Saiba que a vida sempre pode ter um novo sentido, e nós podemos construir esse sentido. Tente retomar aos poucos as atividades que antes eram prazerosas, e valorize as conquistas diárias. É comprovado que buscar olhar para as pequenas coisas boas que acontecem alimenta nossa motivação para fazer mais.

Pode ser que o desânimo te segure em casa, ou até aquele pensamento de “vai ser um saco esse programa”, mas lembre que são essas coisas que podem trazer sentido para a tua vida.

Tente se reconectar com o que antes tinha valor e trazia prazer de viver, é isso que trará significado para as ações de coragem.

Assim como subir uma escada em que se pisa em um degrau por vez, construir significado para a vida se dá em pequenas ações de coragem em direção daquilo que já foi um dia valioso, ou ainda é, mas está tão distante.

A vida sempre pode ter um sentido, faça a tua ter também, e se conecte aquelas coisas que trazem isso pra ti!

Compartilhar:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por trcom

There are 0 comments

Leave a comment

Want to express your opinion?
Leave a reply!