banner 1280x156-01
banner-site_mdbertollo
banner-site_iort
Banner Revista Mais Matéria 970x904195570
banner-site_iort
banner-site_confmark
banner 1280x156-01
banner-site_iort
banner 1280x156-01
banner-site_confmark

#elas são 10
0

Dona Isaura: luta e resistência de uma líder comunitária

Isaura Rodrigues é um símbolo de luta e resistência na busca de soluções para as necessidades e carências da comunidade, com forte ativismo político na formulação de estratégias para mobilizar os recursos necessários. Não foi uma líder de discursos, foi uma mulher de ação. Natural de Bento Gonçalves, morou em Porto Alegre e sonhava em […]

Dona Isaura: luta e resistência de uma líder comunitária

Isaura Rodrigues é um símbolo de luta e resistência na busca de soluções para as necessidades e carências da comunidade, com forte ativismo político na formulação de estratégias para mobilizar os recursos necessários. Não foi uma líder de discursos, foi uma mulher de ação.

Natural de Bento Gonçalves, morou em Porto Alegre e sonhava em ser Jornalista, Em 1979 transferiu-se para Cachoeirinha e foi morar na Anápio Gomes, próximo ao Rio Gravataí. As enchentes despertaram sua liderança e com ela sua participação decisiva naquela que talvez seja a obra mais importante do município: a construção do dique.

Em 1982 Francisco de Medeiros assumiu a prefeitura e Ivo Antonio Rech se elegeu vereador. Formou-se um time de peso na luta pela construção do dique.

Com o engajamento do governador Jair Soares a luta da líder comunitária chegou até o Ministro do Interior do Brasil Mário Andreazza que prometeu a liberação dos recursos. Andreazza faleceu antes de assinar a liberação e o projeto foi engavetado.

Isaura não esmoreceu e passou a buscar verba no DNOS (Departamento Nacional de Obras e Saneamento). Conheceu o engenheiro Wilson Ghinatti, que se tornou seu fiel escudeiro na busca de verbas em Brasília. Os deputados federais da época Nelson Marchezan e Yeda Crusius destinaram as primeiras emendas parlamentares – cerca de 200 mil da moeda da época. Ghinatti comandou toda a execução da obra, que ficou pronta no início do governo Gilso Nunes.

Como líder comunitária criou a Associação dos Moradores Averonice, onde foi presidente por 12 anos. Construiu a creche comunitária, onde também foi diretora por quase 13 anos.

Compartilhar:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por trcom

There are 0 comments

Leave a comment

Want to express your opinion?
Leave a reply!