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Nutrição
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Dieta italiana: perda de peso e a busca da longevidade

Esqueça as dietas com muitas restrições alimentares. A ordem é comer de forma inteligente. O nome faz referência a hábitos corriqueiros do povo italiano, que valoriza a cultura de uma boa mesa e já é reconhecida pelo termo Smartfood (comida inteligente). Este é o tema do livro que se tornou best-seller na Itália, com mais […]

Dieta italiana: perda de peso e a busca da longevidade

Esqueça as dietas com muitas restrições alimentares. A ordem é comer de forma inteligente. O nome faz referência a hábitos corriqueiros do povo italiano, que valoriza a cultura de uma boa mesa e já é reconhecida pelo termo Smartfood (comida inteligente). Este é o tema do livro que se tornou best-seller na Itália, com mais de 100 mil exemplares vendidos, e que chegou recentemente ao Brasil. Como de praxe, a finalidade é o emagrecimento e a prevenção de doenças, mas com um diferencial: a proposta é investir em alimentos que aumentam a longevidade sem abrir mão do sabor. São 30 os eleitos: 20 relacionados com pesquisas sobre moléculas do DNA e outros 10 batizados de protetores, pelos efeitos que provocam no sistema imunológico. E não há dificuldade em encontrá-los: quase todos os itens já fazem parte do seu dia a dia.

A obra é inspirada no trabalho dos médicos do Instituto Europeu de Oncologia, em Milão e prevê, principalmente, o consumo de frutas e verduras, mas tem até chocolate. Os cientistas explicam que a lista do emagreça e viva mais é baseada na observação das substâncias que mimetizam o jejum. Isto é, quando há restrição calórica, o corpo ativa genes que precisam aumentar a sobrevivência das células. Assim, mesmo comendo bem, a dieta garante o emagrecimento e, de quebra, promete que todo mundo viva mais.

Para o emagrecimento, os cientistas indicam o total de 1,7 mil calorias para mulheres sedentárias. Para mulheres adultas ativas e sem sobrepeso, o ideal é 2,1 mil calorias ao dia. A dieta põe em xeque o mito das refeições de três em três horas. Ninguém é obrigado a consumir três ou cinco refeições diárias. Todavia, a carne é limitada a duas vezes por semana, seja branca ou vermelha. E se comeu demais em um dia, basta nas próximas 24 horas fazer um semijejum vegetariano e em pequenas porções. A Smartfood, como qualquer reeducação alimentar, é para sempre, e não por um tempo determinado.

10 protetores do corpo

• Alho
• Azeite de oliva extravirgem
• Cereais integrais e derivados
• Ervas aromáticas
• Frutas frescas
• Oleaginosas
• Leguminosas
• Óleos vegetais extraídos a frio
• Sementes oleosas
• Verduras

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Escrito por trcom

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