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Alimentação
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Controle a hipertensão com o cardápio ideal

Um em cada quatro pessoas tem ou vai ter hipertensão, pelo menos é o que estima o Ministério da Saúde. Dos já diagnosticados apenas cerca de 10% dos brasileiros que sofrem com a doença faz o tratamento adequado da condição. E apesar de não ter cura, é muito importante manter um estilo de vida saudável […]

Controle a hipertensão com o cardápio ideal

Um em cada quatro pessoas tem ou vai ter hipertensão, pelo menos é o que estima o Ministério da Saúde. Dos já diagnosticados apenas cerca de 10% dos brasileiros que sofrem com a doença faz o tratamento adequado da condição. E apesar de não ter cura, é muito importante manter um estilo de vida saudável para controlar a pressão alta: caso contrário, aumentam-se os riscos do surgimento de problemas cardiovasculares, quadros de infarto e derrame.

Os médicos recomendam – para manter o controle da pressão arterial – que seja revisto o consumo de alimentos. Confira agora algumas dicas dos especialistas para você cuidar da sua saúde ainda melhor:

Healthy Foods

Alimentos permitidos 

Chá de camomila – As pessoas muito ansiosas tendem a aumentar os seus níveis da pressão arterial e as propriedades calmantes do chá de camomila são grandes aliadas nesses casos.

Tudo o que é rico em potássio – Uma revisão feita em 2017 pela Faculdade de Medicina Keck, nos Estados Unidos, comprovou que investir no mineral chega a ser tão eficaz quanto diminuir o consumo de sal. Não esqueça, então, de acrescentar na lista de compras banana, manga, milho, tomate, mandioquinha, romã, beterraba, chuchu, mamão…

Melancia – Além de sua polpa ter bastante potássio, a fruta também contém citrulina, substância que vem sendo cada vez mais relacionada com o relaxamento das artérias pelos estudos científicos.

Fibras – Incluir as fibras na dieta é uma recomendação do Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia. De acordo com os especialistas, elas ajudam na regulação dos níveis de insulina no sangue, o que mantém os vasos relaxados. Além disso, o melhor funcionamento do intestino ajuda na absorção do potássio. As fibras estão presentes em abundância nas folhas verde-escura, como couve e espinafre, em grãos e cereais integrais.

Gorduras (as boas) – As castanhas e as sementes de vários tipos, o azeite de oliva e o abacate são exemplos de alimentos ricos em gorduras mono e poli insaturadas, consideradas benéficas para o organismo. Adicioná-las nas refeições diminui o colesterol ruim, regula os níveis de insulina no sangue e protege o coração. Mas em quantidades moderadas.

café 1

Alimentos que devem ser evitados

Chá preto, vermelho e verde – Eles têm teína, que funciona igual a cafeína

Café – A cafeína aumenta a tensão dos vasos sanguíneos e libera adrenalina, o que também contribui para a vasoconstrição.

Alimentos industrializados – Tanto os embutidos, como as frituras, os molhos processados e os salgadinhos em geral escondem em suas composições doses exageradas de sódio. E ultrapassar a dose diária recomendada do mineral (2 mil miligramas) causa a retenção de líquido nos vasos, aumentando a pressão em seu interior.

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Escrito por trcom

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