Animais
0

Chegada do verão exige cuidados com o pet

Texto por Rita Trindade | Fotos Divulgação A chegada do verão exige cuidados com os animais de casa, que também sofrem com as temperaturas altas da estação. Se os dias quentes são convidativos a passeios ao ar livre, viagens e brincadeiras na água, o bem-estar do seu bichinho requer atenção redobrada. Uma das recomendações mais […]

Texto por Rita Trindade | Fotos Divulgação

A chegada do verão exige cuidados com os animais de casa, que também sofrem com as temperaturas altas da estação. Se os dias quentes são convidativos a passeios ao ar livre, viagens e brincadeiras na água, o bem-estar do seu bichinho requer atenção redobrada. Uma das recomendações mais básicas dos veterinários é o horário da ida ao parque, que deve ser sempre em temperaturas mais amenas. O sol forte castiga o cão, que pode sofrer fadiga, desidratação e até queimadura nos coxins, aquelas almofadinhas das patas. Durante o programa é importante fazer pausas para hidratação e descanso na sombra.

Confira a seguir algumas dicas sobre como cuidar melhor do seu pet na estação mais quente do ano:

•Evite passeios nos horários mais quentes do dia. Prefira realizá-los pela manhã (até as 9h) ou ao entardecer (a partir das 18h).
•Troque a água pelo menos duas vezes ao dia e prefira colocá-la sempre com temperatura mais fresca.
•Esta é uma ótima estação para diminuir o comprimento dos pelos. Desta forma seu animal lhe agradecerá.
•Certifique-se que o local onde o seu pet fica na maior parte do dia tenha uma boa área de sombra.
•Nunca deixe seu cachorro preso em locais pequenos e fechados sem ventilação.
•Cães geralmente comem menos no verão, então não se assuste se o apetite dele diminuir.
•Evite deixar as rações expostas por muito tempo, especialmente as úmidas.
•Lembre-se que no verão aumenta a incidência de pulgas e carrapatos. Procure um médico veterinário de sua confiança para fazer a indicação da aplicação dos preventivos, antiparasitários e de exames de sangue se necessário
•Vermifugue o seu animal.

Cuidados com o pelo

A empresária e esteticista de cães, Luana Zambiasi, da Quatro Patas Boutique, ensina como cuidar corretamente da pelagem do seu cão nessa temporada de altas temperaturas. Confira:

Cuidar do pelo do seu pet é fundamental para o bem estar deles. Deve-se ter um maior cuidado com cães de pelo longo, já que a facilidade de criar nós é muito grande. Escová-los precisa fazer parte da rotina, já que evita a criação do nó. Além do nó danificar o pelo, ele machuca o seu cãozinho, pois repuxa a pele podendo provocar lesões. Caso o dono não tenha disponibilidade para ter estes cuidados diários o recomendado é mantê-los sempre com o pelo mais curto. Pelo é igual a cabelo. A estrutura dos dois é composta por queratina. Então o cuidado é basicamente o mesmo: fazer hidratações periódicas é importante para repor a água e as vitaminas perdidas. Utilize somente produtos destinados a cães, nada de produtos de uso humano, pois eles são mais sensíveis aos componentes químicos que nós.

Nessa época de calor a proliferação de pulgas e carrapatos é intensa. Por isso mantenha seu cão sempre protegido deles. A limpeza no pátio com veneno é essencial para o combate. Muitos cães apresentam problemas de pele por serem sensíveis a picada. Assim que notar lesões, vermelhidão, descamação, leve-o imediatamente ao veterinário para que ele possa indicar o melhor tratamento. E por último e não menos importante é a alimentação. Uma ração de qualidade é fundamental para um pelo brilhoso e sedoso.

PARA ADOÇÃO

adoção 2

Toryno é dócil, carinhoso e gosta de brincar, foi deixado em uma vila de papeleiros e por pouco não foi atropelado. Tem em torno de quatro meses e já foi desverminado. O machinho quando castrado e ainda novinho não levanta a perna para fazer xixi.

Poly

A Poly estava na rua, doente, triste e muito magra, precisou de pouco tempo para ficar recuperada, é linda, dócil e se dá bem com outros animais. É uma ótima companhia, gosta de carinho e é bem tranquila. Tem em torno de dois anos, já está castrada.

Úrsula

A pequena Úrsula é alegre e meiga, foi retirada da rua por uma senhora que acumulou vários cães e por motivo de doença grave não está conseguindo cuidá-los como fazia antes. Úrsula precisa de um novo lar com urgência. Ela tem em torno de três anos.

Interessados em uma adoção responsável entrar em contato pelo email rejane.fleck@ig.com.br ou fone (51) 8446.3821.

Compartilhar:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por mais materia

There are 0 comments

Leave a comment

Want to express your opinion?
Leave a reply!