Design
0

Cantinho da leitura

Um espaço sossegado, uma poltrona confortável e uma iluminação adequada e direta são itens básicos para quem quer montar em casa um canto aconchegante para ler. A primeira peça a ser adquirida para um espaço dedicado à leitura é uma luminária articulada com facho direto, dirigido para o livro, a ser posicionada atrás e um […]

Um espaço sossegado, uma poltrona confortável e uma iluminação adequada e direta são itens básicos para quem quer montar em casa um canto aconchegante para ler.
A primeira peça a ser adquirida para um espaço dedicado à leitura é uma luminária articulada com facho direto, dirigido para o livro, a ser posicionada atrás e um pouco acima do lugar onde estará o leitor.
Tais equipamentos são práticos, pois se adaptam às diferentes alturas e posições e aos diversos ambientes da casa. Recomenda-se ainda a escolha de lâmpadas LED ou fluorescentes em tons amarelados, porque são mais agradáveis aos olhos e esquentam menos.
A poltrona deve ser confortável e, de preferência, com um apoio para os pés. Para rematar o espaço em grande estilo, é indicado a escolha de uma estante que, além de abrigar livros, objetos e revistas, tenha design diferenciado.
Para montar um espaço de leitura em casa, o importante é salientar a sensação de bem-estar e conforto e para isso não é preciso lançar mão de um projeto complexo. Uma estante, uma poltrona ou sofá confortáveis e de preferência com braços de apoio, iluminação adequada, ventilação favorável e uma pequena mesa são elementos para transformar qualquer lugar da morada num cantinho relaxante.
O ambiente voltado às horas dedicadas aos textos pode fazer parte de praticamente todos os cômodos da casa, inclusive da varanda, geralmente beneficiada pela boa iluminação natural e pela tranquilidade.
Alguns profissionais recomendam as luminárias de mesa ou trabalho, também conhecidas como abajures de tarefa, por serem caracterizadas pelo bom foco luminoso, que ganha ainda mais precisão quando a peça é articulada. De qualquer forma, a lâmpada é que faz uma enorme diferença para a leitura. O ideal é usar as de tonalidade clara, entre 4 mil K a 6.5 mil K, para despertar a atenção do leitor. Se as lâmpadas forem de tons ‘mornos’, que variam de 2.7 mil K a 3 mil K, tendem a criar uma sensação de sonolência por lembrar o entardecer, algo aconchegante demais para permitir a total atenção.
Hoje se usa muito LED por não emitir calor e raios UV e pelo baixo consumo de energia, geralmente de 5 W, mas é importante também utilizar uma luminária de qualidade e boa procedência para garantir a segurança.

Compartilhar:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por mais materia

There are 0 comments

Leave a comment

Want to express your opinion?
Leave a reply!