Saúde
0

Campanha contra o sarampo começa em junho

O Ministério da Saúde vai realizar uma campanha de vacinação contra o sarampo, que deverá ser iniciada no dia 10 de junho. Neste ano, o ministério já confirmou 83 casos de sarampo no país, mas nenhum até o momento no Rio Grande do Sul. O sarampo é uma doença infecciosa, viral e contagiosa, transmitida pela […]

Campanha contra o sarampo começa em junho

O Ministério da Saúde vai realizar uma campanha de vacinação contra o sarampo, que deverá ser iniciada no dia 10 de junho. Neste ano, o ministério já confirmou 83 casos de sarampo no país, mas nenhum até o momento no Rio Grande do Sul.

O sarampo é uma doença infecciosa, viral e contagiosa, transmitida pela fala, tosse e espirro. Os sintomas da doença são febre alta [acima de 38,5º C], tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele e brancas na mucosa bucal. A vacinação é a única maneira de prevenir a doença. A que protege contra a doença é a tríplice viral, que também combate a caxumba e a rubéola.

As complicações mais comuns do sarampo são infecções respiratórias, otites, doenças diarreicas e doenças neurológicas. Elas podem deixar sequelas, tais como a diminuição da capacidade mental, a cegueira, a surdez e o retardo do crescimento. O agravamento da doença pode levar à morte de crianças e adultos.

Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo. Em março deste ano, no entanto, o Ministério da Saúde confirmou à Opas um caso de sarampo endêmico ocorrido no Pará, no mês de fevereiro. Com isso, o Brasil perderá a certificação de país livre da doença e precisará iniciar um plano para retomar o título dentro de 12 meses.

Segundo o ministério, o governo federal estabeleceu a cobertura vacinal como meta prioritária da gestão de saúde no país. Nessa agenda de prioridades, o ministério lançou, em abril, o Movimento Vacina Brasil, buscando reverter o quadro de queda das coberturas vacinais no país dos últimos anos. (Agência Brasil)

Compartilhar:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por trcom

There are 0 comments

Leave a comment

Want to express your opinion?
Leave a reply!