Geral
0

Atividade física para superar os próprios limites

Texto | Denise de Oliveira Milbradt | Fotos | Divulgação Superação, substantivo feminino que significa ultrapassar uma situação desagradável, ação de vencer… conseguir a vitória. Ivan Raupp Hainzenreder, 54 anos, encarregado de oficina, levou o conceito muito a sério e conseguiu ir além de todas as suas limitações físicas e psicológicas. Perdeu 30 quilos, mudou […]

Atividade física para superar os próprios limites

Texto | Denise de Oliveira Milbradt | Fotos | Divulgação

Superação, substantivo feminino que significa ultrapassar uma situação desagradável, ação de vencer… conseguir a vitória. Ivan Raupp Hainzenreder, 54 anos, encarregado de oficina, levou o conceito muito a sério e conseguiu ir além de todas as suas limitações físicas e psicológicas. Perdeu 30 quilos, mudou hábitos alimentares, ganhou saúde e não precisa mais tomar a grande quantia de medicação do passado. O melhor: viu a vida recomeçar com mais qualidade e motivação para continuar a caminhada diária.

Além dos méritos inquestionáveis de Ivan, ele também contou com um profissional na área de educação física que o impôs disciplina e acreditou em seu potencial. Fatores determinantes para o resultado final do processo de emagrecimento, além dos exercícios.

Ivan Raupp Hainzenreder: 30 quilos a menos

Ivan Raupp Hainzenreder: 30 quilos a menos

Ao lado de Ivan estava o personal trainner e educador físico da Academia Iar (Unidade Ritter) de Cachoeirinha, Marcos Justino Dantur (CREF 027014-G/RS), 28 anos e há seis anos atuando na área fitness. Ex-atleta, desde cedo conhece de perto a realidade da área esportiva, mas a guinada na carreira veio após uma tia sofrer um Acidente Vascular Encefálico (AVE) em virtude de péssimos hábitos alimentares. Desde então, a sua meta é trazer saúde, tanto física quanto mental aos seus alunos e, assim, contribuir para a baixa da mortalidade por doenças crônicas, como a diabetes, a oitava que mais mata no mundo.

Formado pela Universidade La Salle e cursando pós-graduação em Medicina do Esporte, atende hoje mais de 70 pessoas, sendo que a grande maioria tem como objetivo final o emagrecimento e a mudança de composição corporal. O que não chega a ser nenhum dado novo se levarmos em conta o alto índice de pessoas acima do peso no País, conforme os dados da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso). “Quando se trata de emagrecer as pessoas fazem um monstro de sete cabeças, mas não é. Perder peso é basicamente ter um déficit calórico diário na alimentação e aumentar o gasto energético. Ou seja, comer menos, com qualidade e gastar mais energia sete dias da semana, assim aos poucos irá perdendo o peso excedente”, explica.

Existem vários benefícios, mas o que Marco mais gosta de citar é a liberação de alguns hormônios que causam boa sensação, o famoso bem estar ao qual está associado à liberação de endorfina, que funciona como um fator de recompensa. Além disso, a prática de exercícios oferece um analgésico natural, a serotonina, que traz a sensação de felicidade e a dopamina como forte estimulador do prazer. “Muito além disso pode-se citar vários outros benefícios como regular a glicemia, ajuda a manter a pressão arterial equilibrada, aumenta taxa mineral óssea, diminui dores articulares e sem contar que é um ótimo aliado desde para o adolescente a até o idoso”, argumenta o personal trainner.

Marcos Dantur: Personal Trainner

Marcos Dantur: Personal Trainner

IAR Academia Ritter

Endereço: 1101, Av. Frederico Augusto Ritter – Distrito Industrial, Cachoeirinha – RS
Telefone: (51) 3470-2591
Contatos Marco Dantur – Facebook/perosnaltrainermarcosdantur e Instagran:@dtreinamentos

Compartilhar:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por trcom

There are 0 comments

Leave a comment

Want to express your opinion?
Leave a reply!