Saúde
0

Atividade física contra a ansiedade

A prática de uma atividade física aumenta a liberação dos neurotransmissores ligados ao humor: a serotonina e a endorfina. Então, não é por acaso que após movimentar o corpo vem a sensação de bem-estar. É por isso que manter o corpo em movimento é tão importante para saúde mental, principalmente para quem possui Transtorno de […]

Atividade física contra a ansiedade

A prática de uma atividade física aumenta a liberação dos neurotransmissores ligados ao humor: a serotonina e a endorfina. Então, não é por acaso que após movimentar o corpo vem a sensação de bem-estar. É por isso que manter o corpo em movimento é tão importante para saúde mental, principalmente para quem possui Transtorno de Ansiedade Generalizada, o famoso TAG.

A ansiedade está presente na vida da maioria das pessoas, em função de algum acontecimento muito esperado ou em situações de grande tensão, mas ela se torna uma doença quando esses sintomas se tornam desproporcionais em duração e intensidade. É hora de ligar o sinal vermelho quando a ansiedade passar a comprometer seu trabalho, sua relação social e familiar, por exemplo. Os sintomas podem incluir: inquietação, alteração do sono, palpitação, taquicardia, desconforto no estômago, tensão muscular, suor, preocupação excessiva, pensamentos indesejados, dificuldade de concentração, medos exagerados e ainda irritabilidade.

Uma das alternativas para atenuar estes sintomas é justamente a atividade física, tão benéfica para a saúde física e mental, surge como uma alternativa estratégica. Desde, no entanto, que atenda ao gosto do seu praticante.

Antes, todavia, não se esqueça de usar calçados e roupas adequados, manter a postura correta e caprichar na ingestão de líquidos. Também é importante realizar uma avaliação clínica e funcional com profissional de saúde habilitado antes de iniciar uma atividade física, especialmente, se existem fatores de risco associados, como lesões e doenças como a hipertensão arterial, diabetes e problemas cardíacos. Confira algumas boas opções de atividade física para deixar a ansiedade bem longe: (Fonte – http://saudebrasil.saude.gov.br)

Caminhada – A caminhada é acessível, prática e pode ser feita na maioria dos lugares. Além disso, ela ainda pode funcionar como uma meditação ativa. Talvez essa seja a pausa reflexiva que faltava. Melhor ainda se for realizada ao ar livre. O contato com a natureza faz bem para o corpo e a mente.

Yoga – Como a ansiedade está ligada ao controle do medo, os exercícios de yoga trabalham a postura e a respiração, o que ajuda a aliviar os sintomas.

Dança – Além de ajudar a manter o peso saudável, dançar aumenta a flexibilidade, trabalha a coordenação motora, incentiva a criatividade e ainda ajuda a melhorar a autoestima. Por ser uma prática divertida e prazerosa, dançar ajuda a aliviar o estresse do dia a dia e a fazer novos amigos. Essa ainda é uma ótima alternativa para quem se sente desmotivado para treinar em uma academia, por exemplo. Até porque dançar nem sempre exige que você saia de casa.

Corrida – Além de ajudar a melhorar o humor, correr tem um impacto positivo na estrutura óssea e muscular, já que fortalece essas regiões e aumenta a resistência física. Mas é importante que, para pessoas com problemas osteoarticulares (ex: artrose em membros inferiores e outras lesões articulares), indica-se que o treinamento seja avaliado por um profissional de saúde capacitado que considere os riscos.

Compartilhar:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por trcom

There are 0 comments

Leave a comment

Want to express your opinion?
Leave a reply!