• (51) 3041.2333

Procurar
Cultura
0

Abre-alas para a Acadêmicos de Gravataí passar

Com o título “Oribá, em romaria ecoa o axé, Gravataí Evoé”, a escola de samba Acadêmicos de Gravataí promete conquistar o título do Carnaval 2018, que acontece em Porto Alegre entre os dias 23 e 24 de março, no Complexo do Porto Seco. A quinta escola a entrar na avenida, no dia 23 de março, […]

Abre-alas para a Acadêmicos de Gravataí passar

Com o título “Oribá, em romaria ecoa o axé, Gravataí Evoé”, a escola de samba Acadêmicos de Gravataí promete conquistar o título do Carnaval 2018, que acontece em Porto Alegre entre os dias 23 e 24 de março, no Complexo do Porto Seco. A quinta escola a entrar na avenida, no dia 23 de março, a Onça Negra promete levar cerca de 1.100 componentes divididos em 15 alas. Até lá, os ensaios acontecem todos os domingos, a partir das 17 horas, na Amoval, localizada na Morada do Vale I.

Conforme o vice-presidente da agremiação, Anderson Nascimento, a Acadêmicos de Gravataí fará das palavras de origem indígena, africana e europeia, respectivamente, a inspiração para seu desfile. “Na forma de uma Romaria celebraremos as lutas e conquistas do miscigenado povo brasileiro. Em uma conjuntura na qual a cultura, em especial a do Carnaval, enfrenta diversas dificuldades. Cada componente se revestirá de romeiro rumo ao altar do samba, que se transformará em santuário da miscigenação, no qual se celebrará a festa das lutas e conquistas históricas da nação brasileira”, detalha.

Trecho da Letra do Samba

Gravataí eu sou
Um relicário de histórias mil
É santuário do povo miscigenado
Vem exaltar os filhos do brasil

Eu sou mais um romeiro
Brasileiro, minha essência é ser lutador
Resistência no toque do meu tambor ô ô ô
Meu caminho marcado de axé
Um quilombo de samba no pé
Herança africana
Ubuntu na raça, no canto,na dança
Bravura frente à intolerância

Quando ecoar o som dos maracás
A força indígena habita em mim
É oribá na defesa da nossa terra
É a raiz da taba tupiniquin (…)

Compartilhar:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por trcom

There are 0 comments

Leave a comment

Want to express your opinion?
Leave a reply!