• (51) 3041.2333

Procurar
Política
0

A política lá fora…

| Professor Saul Escritor, consultor e palestrante Tive a experiência de participar de uma palestra com o prefeito Edmund Seidel do município de Niemburg/Weser, Estado da Baixa Saxônia na Alemanha. A cidade situa-se entre Hannover e Bremen e teve seu desenvolvimento por ser rota comercial desde a antiguidade. Tem hoje cerca de trinta mil habitantes […]

A política lá fora…

| Professor Saul
Escritor, consultor e palestrante

Tive a experiência de participar de uma palestra com o prefeito Edmund Seidel do município de Niemburg/Weser, Estado da Baixa Saxônia na Alemanha. A cidade situa-se entre Hannover e Bremen e teve seu desenvolvimento por ser rota comercial desde a antiguidade. Tem hoje cerca de trinta mil habitantes e um orçamento de sessenta e cinco milhões de Euros.
Estávamos lá, testemunhando a beleza e organização da cidade, em uma missão de brasileiros, tentando entender como é o sistema político na prática da nação com a indústria mais competitiva do mundo. As palavras marcaram fundo e deram o testemunho da distância que estamos do primeiro mundo.

Seidel chegou de maneira tranquila. Estávamos em uma sala com as mesas dispostas em U, sentou-se no centro e começou a falar pausadamente, olhando para todos nós, dando tempo para que o tradutor pudesse “aportuguesar” tudo. Seguem as principais considerações:

COMO É A ELEIÇÃO E QUAL O SEU PARTIDO POLÍTICO?

Toda a eleição na Alemanha é feita pela família do candidato. Seus filhos e esposa saem pelas ruas pedindo votos. Não existe dinheiro público nas campanhas, muito menos doações de empresas. Todo o recurso é oriundo das economias do próprio futuro prefeito ou vereador. No caso Seidel não pertence a nenhum partido, todavia muitos políticos têm partidos de diversas ideologias.

QUAL O TEMPO DE MANDATO, REMUNERAÇÃO E QUANTOS CARGOS DE SUA CONFIANÇA PODE INDICAR?

O primeiro mandato é de sete anos, que pode ser renovado por mais cinco e depois por mais três, chegando então a quinze anos no cargo. A remuneração total é de cinco mil Euros mês, salário médio para o país. O prefeito não tem direito a indicar nenhum cargo em comissão.

QUANTOS VEREADORES EXISTEM EM NIEMBURG E QUAL A REMUNERAÇÃO?

São trinta e nove vereadores que representam a população. É um cargo em distinção na sociedade. Se reúnem de quinze a vinte vezes por mês e recebem dez Euros por sessão. São professores, comerciantes, funcionários públicos, aposentados, empreendedores diversos, interessados no desenvolvimento da cidade. Não vivem como políticos e não tem direito a assessores e gabinete.
Seidel explicou que a atividade política é uma forma de trabalho voluntário, questão muito forte no país, incentivada desde a escola. Os bombeiros voluntários de Niemburg chegam a um mil e quinhentas pessoas, cerca de 5% da população.

QUAL O SALÁRIO MÉDIO DOS SERVIDORES PÚBLICOS E QUANTOS POR CENTO DO ORÇAMENTO É COMPROMETIDO COM REMUNERAÇÃO?

O salário inicial é de dois mil e quinhentos Euros e no final de carreira, conforme o plano de meritocracia, pode chegar a seis mil e quinhentos Euros. Todo os funcionários públicos são avaliados periodicamente por seus resultados e não existe estabilidade.

O prefeito Seidel explicou que seu maior desafio no cargo hoje, é a construção de creches para atender aos refugiados que chegam ao país. Existe uma lei na Alemanha que todo imigrante que chega, uma vez aceito, possui direitos a saúde, educação, seguridade social e emprego.

Falou da importância de manter o município atrativo para que a nova geração não saia de lá. Não tem problemas com segurança, saúde e educação. Todo o cidadão Alemão, depois de graduado, se não quiser seguir fazendo Mestrado ou Doutorado, antes de terminar a faculdade já sai com emprego. Vários foram os questionamentos e nós brasileiros desistimos de explicar nossa realidade. O fim do político profissional é uma megatendência no mundo, na Alemanha já é uma realidade e por certo o futuro do Brasil, apesar da distância de estarmos disso.

Compartilhar:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por trcom

There are 0 comments

Leave a comment

Want to express your opinion?
Leave a reply!